Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Estudantes maiatos à conversa com cosmonauta russo

Estudantes maiatos à conversa com cosmonauta russo
foto_
foto1_
foto2_
foto3_
img_6594_
img_6641_
18 Março 2016

Fruto das excelentes relações entre a Câmara Municipal da Maia e a Embaixada da Federação da Rússia nasceu uma ação original de cooperação internacional, que envolveu essas duas entidades, a Agência Federal de Cooperação Internacional Cultural da Rússia, o Museu de Cosmonáutica de Moscovo e o Agrupamento de escolas da Maia.
Este evento decorreu entre o auditório da Escola Secundária da Maia e o Museu de Cosmonáutica de Moscovo e foi através de uma videoconferência, que os alunos maiatos e russos partilharam experiências, e colocaram questões ao cosmonauta russo Alexander Laveikin.
A Maia é a primeira cidade da Europa a ter uma experiência destas.
O cosmonauta Alexander Laveikin participou, em 1987, a bordo da nave Soyuz TM-2, na missão MIR-2, no âmbito da qual permaneceu 174 dias no espaço.
O evento serviu também para assinalar os 55 anos da primeira viagem do homem ao espaço (Yury Gagarin, 12 de Abril de 1961).
Esta acção contou ainda com a participação de Bragança Fernandes, presidente da Câmara Municipal da Maia, Luciano Gomes, presidente da Assembleia Municipal, Paulo Ramalho, vereador das Relações Internacionais, Vladimir Luzgin, representante em Portugal da Agencia Federal de Cooperação Cultural Internacional da Rússia, Domingos Oliveira e Silva, Reitor do ISMAI-Instituto Universitário da Maia e de Miguel Gonçalves, especialista em astronomia e colaborador da RTP, os quais estiveram presentes na Escola Secundária da Maia. No Museu da Cosmonáutica de Moscovo marcaram presença, para além de Alexander Laveikin, Vladimir Klimenko, presidente do Centro das Associações dos programas cósmicos educativos, Vyathseslav Klimentov, vice-director da Ciência do Museu da Cosmonáutica, Pavel Juravlev, Chefe do Departamento da Agencia Federal de Cooperação Cultural Internacional da Rússia e Paulo Santos, representante da embaixada de Portugal na Rússia.

\r\n

\r\n

 

\r\n

 

\r\n