Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Informação - Festas em Honra da Nossa Senhora do Bom Despacho

Informação - Festas em Honra da Nossa Senhora do Bom Despacho
05 Julho 2024

As Festas do Concelho da Maia em Honra de Nossa Senhora do Bom Despacho, constituem uma tradição que remonta a meados do século 17 (a caminho de 4 séculos de existência), dando a sua realização anual, um fortíssimo contributo para o fortalecimento dos sentimentos de pertença cultural identitária e para o reconhecimento, pela imensa maioria da população do concelho, dos valores, crenças, usos e costumes que densificam o nosso sistema cultural, realidade que não pode nem deve, de modo algum, ser travada ou negligenciada, sob pena de provocar uma grave descaracterização da identidade do lugar e da identidade cultural de toda a comunidade concelhia.

Ademais, importa ainda ter em consideração que a realização do vastíssimo programa religioso, cívico, cultural, social e recreativo, implica necessariamente a submissão a constrangimentos excecionais que clamam pela compreensão geral de toda a comunidade, durante a realização das festividades. E essa é uma compreensão geral que terá de considerar, desde logo, os naturais constrangimentos de trânsito, que se verificam no centro da cidade da Maia, mas também, e, inevitavelmente, a privação, durante algumas horas, do sossego que caracteriza certas áreas urbanas, sobretudo, durante o período em que algumas atividades, nomeadamente DE entretenimento e recreio, estão a decorrer.

Sensível aos constrangimentos temporários que as Festas do Concelho em Honra de Nossa Senhora do Bom Despacho, necessariamente, sempre implicam, a Câmara Municipal encetou todos os esforços, para minimizar tais inconvenientes.

Assim, informa-se que os divertimentos ficarão instalados na Fundação Gramacho, sendo o acesso ao público realizado pela entrada da Rua Nossa Senhora do Bom Despacho, junto ao Santuário, numa envolvente que pela sua natureza, contribuirá para mitigar os efeitos inerentes ao seu funcionamento durante os dias das festividades.

Por seu lado, o trânsito pela Rua António Gomes Soares Pereira será apenas para viaturas em processo de montagem dos divertimentos e desmontagem no final das festas.

A Câmara Municipal da Maia apela e agradece a compreensão cívica e social dos cidadãos munícipes, lembrando que esta situação é transitória e que que no dia 16 de julho a normalidade estará de regresso à cidade e às áreas urbanas onde se revela mais necessária esta paciente compreensão.