World Press Photo 2018 e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na Maia

30 Outubro 2018

O concurso World Press Photo é a principal competição do mundo para fotógrafos de imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais, a nível profissional, e estabelece os padrões da profissão. O concurso deste ano atraiu 4.548 fotógrafos de 125 países. No total, foram apresentadas a concurso 73.044 imagens. As fotografias premiadas são apresentadas numa exposição que passa por mais de 100 cidades em mais de 45 países.

É prestigiante para o Município da Maia ter a possibilidade de apresentar esta excelente mostra de fotografia jornalística e pertencer ao restrito grupo de cidades da Europa e do mundo que acolhem este evento todos os anos. A World Press Photo realiza-se na Maia há 18 anos e é já um acontecimento de grande relevância no nosso Município e na Região Norte, aguardado com enorme expectativa pelos milhares de pessoas que habitualmente visitam a exposição. Todos os anos a exposição recebe cerca de 3.800 visitantes, em grande parte visitas de estudo organizadas por instituições de ensino secundário.

Esta exposição mostra de uma forma precisa, justa e visualmente atraente o que aconteceu no nosso mundo em 2017, promovendo uma reflexão sobre o mundo atual e sensibilizando cada um de nós para a existência de desafios comuns para os quais todos podemos e devemos contribuir.

Uma imagem tem mais força e gera mais atenção do que qualquer mensagem escrita e tem, por isso, maior poder de impulsionar os cidadãos para a cidadania ativa. Tendo isso em mente, a Câmara Municipal da Maia entendeu que esta exposição seria uma excelente forma de mostrar a pertinência da Agenda 2030, para todos os cidadãos, em todo o mundo, bem como a importância dos contributos locais para os desafios globais.

É objetivo da Câmara Municipal da Maia, acima de tudo, promover uma reflexão relativamente ao papel que cada um de nós pode desempenhar para que se alcance os objetivos e as metas da Agenda 2030, ou seja, para que se alcance um Mundo mais justo, mais digno, mais inclusivo e sustentável. É esse, também, um dos compromissos da Câmara Municipal da Maia.

Nesse contexto, a Câmara Municipal da Maia irá abordar a exposição de uma forma absolutamente inovadora a nível mundial, encarando-a na perspetiva da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Cada visitante terá a possibilidade de encontrar e relacionar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em cada história retratada nesta exposição de fotojornalismo, além de haver também duas zonas na exposição preparadas para a participação ativa dos visitantes, bem como material concebido especificamente tendo em vista as inúmeras visitas de estudo que todos os anos são realizadas a esta exposição de fotojornalismo.

A World Press Photo 2018 na Maia contará com o patrocínio da LIPOR e da Maiambiente que, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, divulgará a exposição em quatro viaturas de recolha de resíduos sólidos, ostentando oito das fotografias premiadas.

A inauguração da World Press Photo 2018 terá lugar no dia 9 de novembro, pelas 21h30, e contará também com a presença de uma Comissária da Fundação World Press Photo. A exposição, de entrada gratuita, estará patente no Fórum da Maia, de 10 de novembro a 2 de dezembro, de terça a domingo, das 9h00 às 22h00.