Resultado da reflexão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aquando da World Press Photo 2018

17 Dezembro 2018

A exposição de fotojornalismo World Press Photo 2018 foi entendida como uma excelente forma de mostrar a pertinência da Agenda 2030, para todos os cidadãos, em todo o mundo, bem como a importância dos contributos locais para os desafios globais.
Cada visitante teve a possibilidade de encontrar e relacionar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em cada história retratada nesta exposição de fotojornalismo, além de haver também duas zonas na exposição preparadas para a participação ativa dos visitantes, bem como material concebido especificamente tendo em vista as inúmeras visitas de estudo que todos os anos são realizadas a esta exposição de fotojornalismo.
O grande objetivo aqui subjacente foi, acima de tudo, promover uma reflexão relativamente ao papel que cada um de nós pode desempenhar para que se alcance os objetivos e as metas da Agenda 2030, ou seja, para que se alcance um Mundo mais justo, mais digno, mais inclusivo e sustentável. Mais de 7.000 pessoas visitaram a World Press Photo 2018 e foram, portanto, convidados a fazer essa reflexão.
Um dos espaços que convidava à participação ativa dos visitantes consistia numa votação no ODS que cada pessoa considerava que devia ser alvo de mais atenção pelo Município. Esta votação contou com 8181 contributos, sendo que os ODS mais votados foram, por ordem decrescente, Erradicar a Fome (ODS 2), Água Potável e Saneamento (ODS 6), Educação de Qualidade (ODS 4), Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) e Erradicar a Pobreza (ODS 1).
Havia também um espaço onde os visitantes eram convidados a escrever o seu contributo ou a sua reflexão relativamente a este tema. Algumas das reflexões deixadas pelos visitantes foram as seguintes:
• Somos guardiões, não somos donos da Terra.
• Promover o debate público e disponibilizar informação “non biased” sobre todos estes assuntos.
• Green isn’t just a colour.
• Garantir pela ação a promoção dos direitos humanos, sociais, económicos e culturais.
• Consumam para viver, não vivam para consumir.
• Não somos os únicos que aqui vivemos, vamos pensar e abrandar.
• Uma gota de água pode fazer a diferença
• Protejam as crianças. Elas são o nosso futuro.
• Temos na mão a chave para mudar o mundo
• Fazer do impossível possível.
• Executar um Expecto Patronum [um feitiço da saga Harry Potter] para todo o mal do mundo acabar.
• Valorizem o que têm e não se queixem, porque há pessoas que gostariam de ter coisas que vocês têm e não podem.
• Valoriza o que o mundo te oferece.
• Be the change you want to see in the World.
• Aime ton prochain.
• Respeitar as ideias e o modo de pensar de cada um.