Primeira Rede de Municípios Portugueses para o Desenvolvimento

12 Março 2013

Promovida pelo Instituto Marquês de Valle Flôr e com o apoio da Associação Nacional de Municípios Portugueses, catorze municípios portugueses integram a primeira rede intermunicipal de cooperação para o desenvolvimento.
No próximo dia 15 de março, pelas 11 horas, nos Paços do Concelho de Odivelas, 14 Municípios comprometem-se a realizar um trabalho estruturado e eficaz de combate à pobreza, assinando o Acordo Constitutivo da primeira Rede Intermunicipal de Cooperação e Desenvolvimento, com a presença do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira, do Secretário-geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Artur Trindade e do Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Luiz Sá Pessoa.
Amadora, Arraiolos, Faro, Grândola, Loures, Maia, Marinha Grande, Miranda do Corvo, Moita, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal e Setúbal são os primeiros 14 municípios a darem o passo em frente, juntando-se na primeira Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento.
Pretende-se, desta forma, reforçar as relações com municípios dos Países de Língua Oficial Portuguesa, estendendo as pontes já lançadas através da geminação de cidade em curso.

\r\n

Reduzir a pobreza e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio têm sido prioridades para estes municípios que, através das suas geminações, se envolvem em projetos de cooperação para o desenvolvimento, assumindo-se como atores-chave no desenvolvimento local nos países da CPLP. A execução dos projetos no terreno envolve munícipes e empresas. Assim, a cooperação para o desenvolvimento ao nível dos municípios promove também a integração dos imigrantes bem como a abertura de novos mercados às empresas portuguesas que, neste processo, podem promover ações de responsabilidade social em países onde podem vir a encontrar oportunidades de negócio. No atual contexto de crise e de falta de investimento público, o investimento na cooperação para o desenvolvimento tem assim não só um retorno nas condições de vida da população local, como potencia também um retorno para o mercado português.

\r\n

Co-financiado pela União Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o projeto “Redes para o Desenvolvimento: Da geminação a uma cooperação mais eficiente” é implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), em parceria com a Câmara Municipal de Loures, Câmara Municipal da Marinha Grande, Fine+p – Forum für international entwicklung + Planung e Fondo Galego de Cooperación e Solidariedade.
Aliar as mais-valias dos municípios, ao conhecimento técnico e experiência das ONGD e dos parceiros locais, para uma cooperação mais eficaz, tem sido a aposta do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF). Através do projeto “Redes para o Desenvolvimento: Da Geminação a uma Cooperação Mais Eficiente”, iniciado em 2010, o IMVF tem promovido canais de comunicação e um trabalho de cooperação em rede que reforça o papel dos municípios, contribuindo para a boa governação local e a execução de medidas concretas nos países lusófonos.
A cerimónia de formalização da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento decorre nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Odivelas, no dia 15 de Março, às 11h.
Mais informações em www.redesparaodesenvolvimento.org e www.imvf.org