Município da Maia dá os primeiros passos para a criação de uma Agenda Local no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

FB_IMG_1524222385241
FB_IMG_1524222394312
FB_IMG_1524222406380
FB_IMG_1524222412355
FB_IMG_1524222421165
FB_IMG_1524222426857
FB_IMG_1524222470770
20 Abril 2018

A 25 de setembro de 2015, os 193 países que constituem as Nações Unidas aprovaram, por unanimidade, no Âmbito da Agenda 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que englobam 169 metas a atingir até 2030. Esta Agenda pretende agilizar para a transformação, para a prossecução de um mundo mais justo, mais digno e mais sustentável.
A abrangência universal da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um imperativo ético e a existência de um conjunto de indicadores nacionais vai garantir uma resposta mais adequada de cada país, ao mesmo tempo que reforça o sentimento de parceria e não de ajuda. A ambição é "não deixar ninguém para trás”, numa ação assente em 5 pilares: pessoas, prosperidade, planeta, paz e parcerias.
Em Portugal, a Comissão Interministerial de Política Externa (CIPE), sob a liderança da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, funciona enquanto sede e fórum de coordenação interministerial, quer para a implementação dos ODS por parte dos ministérios setoriais no plano interno, quer para a preparação dos relatórios que irão apoiar os processos de follow-up e monitorização a nível nacional, regional e global.
Relatório nacional sobre a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável salienta "o relevante papel desenvolvido pelas autarquias locais na implementação da Agenda 2030 nos seus territórios, através de um conjunto de iniciativas que, respeitando a autonomia própria do poder local, contribui decisivamente, pela proximidade e ação concreta, para a implementação a nível nacional".
Nesse sentido, e na continuação do trabalho que o Município da Maia tem desenvolvido no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, teve lugar ontem uma formação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ministrada pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, a mais conceituada Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) a nível nacional. O objetivo desta formação foi lançar as bases para o trabalho de uma equipa multidisciplinar, que incluii as várias áreas da Câmara Municipal da Maia, bem como as Empresas Municipais, de forma a ser elaborada uma Agenda 2030 Local para o Desenvolvimento Sustentável.
Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aqui e não se esqueça de votar no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável considera mais importante.