I Conferência Go Local: Respostas Locais a Desafios Globais

2068
2072
25 Fevereiro 2013

O Instituto Marquês de Valle de Flôr (IMVF), Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento, com mais de 60 anos de atividade na promoção da cooperação e a Câmara Municipal da Maia irão organizar, no dia 6 de março de 2013, na Maia, uma conferência internacional subordinada ao tema “Respostas Locais a Desafios Globais”.

\r\n

As mais recentes projeções internacionais preveem que, em 2030, 60% da população mundial estará a viver em áreas urbanas. Esta realidade implicará uma mudança nos atuais paradigmas socioeconómicos, culturais e ambientais. Perante este cenário, o papel dos Municípios, enquanto atores privilegiados nas questões do desenvolvimento e da cooperação, reveste-se da maior importância para o reforço dos três pilares do Desenvolvimento Sustentável – social, económico e ambiental.
Perante os novos desafios locais, nacionais e internacionais que afetam o quotidiano das Cidades Portuguesas como: altas taxas de desemprego, constrangimentos financeiros e fortes pressões demográficas, sociais e ambientais, as Câmaras Municipais, enquanto órgãos dos Municípios que visam a prossecução dos interesses próprios, comuns e específicos das respetivas populações, têm competências para dar uma resposta sólida e eficaz a estes desafios. Estas novas realidades que marcam as estruturas económicas e sociais das áreas metropolitanas exigem a adopção de novas respostas baseadas no princípio da cooperação intermunicipal. No entanto, a resposta às grandes questões metropolitanas não pode estar dissociada das realidades mundiais.
Num mundo interdependente é necessário reforçar as parcerias globais para o desenvolvimento, cabendo a todos os atores – incluindo os Municípios Portugueses – a prossecução de compromissos assumidos a nível internacional. As parcerias entre sociedade civil e autoridades locais são uma mais-valia ao processo de Desenvolvimento e são fundamentais para convergência de esforços em prol da erradicação da pobreza, educação para todos, igualdade de género, saúde, sustentabilidade económica e ambiental. Só assim poderemos, juntos, percorrer um caminho de sustentabilidade, inovação, crescimento e desenvolvimento.
Esta conferência, inserida no projeto “Go Local: Por uma Cidade Sustentável” cofinanciado pela Comissão Europeia e apoiado pela Cooperação Portuguesa, procura projetar a voz dos municípios europeus na adoção de políticas coerentes a nível glocal, de forma a prosseguir a justiça social, a inclusão económica, a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável.
Consulte o Programa aqui.

.