Delegação de Cabo Verde recebida na Maia

12 Abril 2018

Comitiva do Ministério da Administração Interna de Cabo Verde veio conhecer as ações desenvolvidas no âmbito do Contrato Local de Segurança – Bairro Sobreiro

Num contexto de cooperação e de partilha de boas práticas, foi recebida, no dia 12 de abril, nos Paços do Concelho da Maia, uma Comitiva do Ministério da Administração Interna de Cabo Verde, no âmbito do Contrato Local de Segurança – Bairro Sobreiro.
Os Contratos Locais de Segurança (CLS), designados de segunda geração, foram criados pelo Governo de Portugal em 2016, com a missão de reduzir vulnerabilidades sociais, prevenir a criminalidade e a delinquência juvenil, bem como de incrementar o sentimento de segurança das populações, encontrando para tal as respostas adequadas às especificidades sócio criminais de cada território e promovendo a cooperação entre a administração central, as autarquias e as comunidades locais.
A comitiva cabo-verdiana era composta pela Diretora-Geral da Administração Interna, Dra. Eneida Vaz, pelo Diretor do Gabinete Estratégico de Ação Policial, Subintendente da Polícia Nacional, Gilberto Alves, e pela Secretária Executiva do PNSIC – Programa Nacional de Segurança Interna e Cidadania, Dra. Irina Pais, que foram também acompanhados pelo Assessor da Secretária de Estado Ajunta e da Administração Interna do Governo de Portugal.
Da parte da Câmara Municipal da Maia estiveram presentes nesta reunião de trabalho a Dra. Ana Miguel Vieira de Carvalho, Vereadora do Pelouro de Habitação, Desenvolvimento Social e Bem-estar, e o Dr. Paulo Ramalho, Vereador do Pelouro de Relações Internacionais e Cooperação.
O programa da visita incluiu uma apresentação da Requalificação Urbanística do Bairro de Sobreiro e de atividades desenvolvidas no âmbito do Contrato Local de Segurança, bem como uma apresentação do Programa da PSP de Apoio aos Idosos e participação nessa iniciativa in loco, no Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro.