Conferência “Internacionalização das PME - Um Desafio a Vencer”

25 Junho 2012

intpme

\r\n

No passado dia 20 de junho realizou-se, no Pequeno Auditório do Fórum da Maia, mais uma conferência destinada às Pequenas e Médias Empresas, desta feita, subordinada ao tema “Internacionalização das PME, um desafio a vencer” . Esta conferência foi moderada pelo Vereador do Desenvolvimento Económico, Dr Paulo Ramalho, e pelo representante da EfConsulting, Dr António Nogueira da Costa, tendo contado na cerimónia de abertura com o Presidente da Câmara Municipal, Eng. Bragança Fernandes, e com o representante da Vida Económica, Dr. João Luís de Sousa.

\r\n

A primeira intervenção esteve a cargo do Eng. Manuel Aroso, o qual abordou as questões relacionadas com a estruturação do processo de internacionalização, bem como da estratégia de entrada no mercado alvo, tendo realçado a necessidade de serem bem definidos os objetivos, os recursos e as metas e identificados os riscos.
A segunda intervenção foi protagonizada pelo Dr. Manuel Godinho de Almeida, o qual abordou a temática da pesquisa e seleção de mercados alvo, quer na perspetiva da empresa que apenas pretende exportar, quer na perspetiva daquela que pretende investir diretamente no estrangeiro.
A terceira intervenção foi produzida pela Doutora Hortênsia Barandas-Karl, tendo esta centrado a sua comunicação nos riscos e dificuldades associados ao processo de internacionalização, evidenciando a distância cultural, como a principal responsável pelos falhanços.
A quarta intervenção esteve a cargo do Eng. Nélson Oliveira, o qual, em representação da CIN-Corporação Industrial do Norte, apresentou a experiência desta empresa da Maia, que iniciou o seu caminho de internacionalização nos anos 70, tendo alertado para a importância da inovação, da contratação de dirigentes locais e para o respeito dos princípios e dos valores, sendo que mais importante do que os países, são os mercados.
O Dr. Nuno Martins produziu a quinta intervenção, relativa aos mercados com elevado potencial de internacionalização, tendo destacado os mercados de Moçambique, Sérvia e Colômbia. O Diretor Geral da AIMinho referiu-se ainda à importância da diplomacia económica e à necessidade de os empresários encararem o processo de internacionalização de forma sustentada, como um processo longo.
A sexta intervenção foi protagonizada pela Dra. Ana Oliveira, a qual abordou os diversos apoios públicos destinados à internacionalização das pequenas e médias empresas, incluindo os apoios à qualificação e ao empreendedorismo.
Por último, interveio o Dr António Vale, o qual focalizou a sua comunicação nos apoios que a Banca disponibiliza para o negócio internacional, tendo alertado para a necessidade do uso de soluções que sejam geradoras de confiança, de segurança e garantia, destacando os seguros de crédito internacional.
Este evento contou com a presença de cerca de 60 empresários, tendo constituído mais uma importante ação da Câmara Municipal da Maia no âmbito da Cooperação Económica e do apoio a empresas.

.