Câmara Municipal da Maia submete candidatura a concurso público da Comissão Europeia para o apoio às autoridades locais em São Tome e Príncipe

19 Setembro 2016

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal da Maia ao nível da Cooperação para o Desenvolvimento, e no âmbito do Protocolo de Geminação existente com a Câmara Distrital de Água Grande, em São Tomé e Príncipe, a Câmara Municipal da Maia atuou como requerente principal numa candidatura apresentada a um concurso público da Comissão Europeia para o apoio às autoridades locais em São Tome e Príncipe nas áreas de gestão transparente das finanças públicas e combate à corrupção, gestão sustentável dos recursos naturais e proteção do ambiente e água e saneamento.
Esta candidatura foi apresentada em parceria com a Câmara Municipal de Loures e a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, da qual a Câmara Municipal da Maia é membro fundador e exerce actualmente a vice-presidencia. São também parceiros neste projeto a Empresa Municipal Maiambiente e os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR), a Empresa Municipal de Água e Energia (EMAE) do Distrito de Água Grande e o Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação (IPL/ESE). A Associação Nacional de Autoridades Locais e Regional de São Tomé e Príncipe (ANALR) é, ao mesmo tempo, parceira e beneficiária desta candidatura.
A candidatura foi submetida à União Europeia no passado mês de Agosto e o projeto apresentado está orçamentado em cerca de 600 mil euros.