Ser voluntário/a em África

27 Abril 2021

O voluntariado entrou na sala de aula do 4º ano da Escola Básica de Monte das Cruzes, um momento proporcionado na atividade de enriquecimento curricular de Cria +. A professora Maria João Torres convidou a organização de voluntariado e sem fins lucrativos GAS’África - Grupo de Ação Social em África e Portugal, para assim tornar o conteúdo pedagógico sobre o Voluntariado mais ligado à realidade e concreto.

A organização fez-se representar por duas voluntárias, que começaram por realizar uma atividade sobre voluntariado, seguidamente apresentaram a missão do GÁS'África e partilharam os seus testemunhos como voluntárias em África. No final da aula, realizaram um pequeno jogo com as crianças, recorrendo às expressões típicas africanas onde estiveram, e assim tentaram construir pontes culturais e sociais entre os dois continentes.

Na sequência desta atividade os alunos do 4.º ano pintaram uma tela e fizeram um postal como forma de agradecimento pelas partilhas e aprendizagens.

A professora Maria João Torres assinala: “Encontrei-me pessoalmente com Maria Fradique, elemento da direção do GÁS'África para lhe entregar a nossa lembrança e também nós fomos surpreendidos com uma lembrança. Este testemunho marcou as aprendizagens da turma e todos ficaram muito felizes também com a lembrança que receberam”.

Maia – Juntos pela Educação.