Município da Maia apoia alunos no âmbito do Ensino a Distância

08 Fevereiro 2021

As escolas básicas da Maia dispunham já de cerca de 600 tabletes alocados ao projeto SUPERTABi.maia. Esses equipamentos serão, agora, mobilizados para uso dos alunos que deles necessitem, preferencialmente os alunos do 1.º ciclo, salvaguardando sempre o trabalho meritório das turmas SUPERTABi e dos professores que as orientam.

Não tendo sido, no entanto, suficientes para acorrer a todas as necessidades surgidas, o município da Maia reforçou o Banco de Empréstimo de Equipamento Informático, com a aquisição de novos tabletes e o empréstimo de computadores por parte das empresas do concelho.

O regresso ao Ensino a Distância, que arranca no dia 8 de fevereiro de 2021, irá decorrer a vários ritmos de acordo com as especificidades das escolas, mas o apoio da autarquia será indispensável para que uma percentagem considerável de alunos tenha disponíveis meios informáticos para acompanhar as aulas em casa.

A gestão da atribuição dos tabletes e computadores é da responsabilidade dos Agrupamentos Escolares que, desde o início do ano letivo, já dispõem de material informático cedido pelo município, quer para garantir o Ensino a Distância dos alunos que foram obrigados ao cumprimento de quarentenas ou isolamentos profiláticos, em virtude da pandemia, quer por força da implementação dos programas de combate ao Insucesso Escolar, em particular do SUPERTABi.Maia em curso no concelho.

A par do reforço do parque informático escolar, o município colocou também à disposição dos Agrupamentos de Escolas os meios logísticos e materiais necessários para garantir o acesso gratuito à internet aos alunos que dela necessitem.

Além disso, foi reativada a linha School4All, de apoio à utilização dos tabletes, dirigida aos pais e encarregados de educação que, por razões diversas, tenham dificuldades em aceder às tecnologias, evitando que os alunos sejam prejudicados por esta fragilidade.

O município da Maia disponibiliza ainda on-line diversas atividades educativas de apoio aos alunos e às famílias, que podem ser encontradas no Portal da Educação do Município da Maia no Campus da Educação | Expressão Físico-Motora e no Campus da Educação | LUDI+

O LABS|Maia continua disponível para realizar sessões de atividades experimentais a distância através de sessões online em formato síncrono. Descubra mais aqui.

#FiqueEmCasa

inedit