Educação - Câmara da Maia alarga Manuais Digitais à pré-Escola

22 Janeiro 2018
Centro Escolar de Folgosa, num ato simbólico, foi a primeira escola a receber os Manuais digitais deste ano letivo.

O município da Maia continua a apostar na Educação como uma das grandes prioridades da sua ação, procurando que o grande investimento que tem vindo a ser feito na modernização dos edifícios escolares, seja igualmente acompanhada por um permanente empenho na inovação das ferramentas educativas que são colocadas à disposição dos professores, dos alunos e, muito importante, dos encarregados de educação.

Neste particular, assume especial significado a oferta do Manual Digital. Esta iniciativa pioneira da Câmara Municipal da Maia, que este ano completa 10 anos e, a partir de agora, passa igualmente a ser distribuída aos alunos do ensino pré-escolar (outra novidade nacional) passando a chegar a 6 000 alunos da Maia.

Esta ferramenta digital é um repositório de recursos multimédia que, ao mesmo tempo configura um espaço de aprendizagem, colaboração e partilha. Tudo devidamente enquadrado em objetivos pedagógicos, educacionais e metodologias inovadoras de aprendizagem, com base em projetos integrados, a partir de temas transversais ao currículo, como a Educação para a Cidadania e o Currículo local. E tem por base o vasto e rico património material e imaterial do concelho da Maia.

Este projeto facilita ainda a aproximação das famílias à escola e promove a aprendizagem colaborativa, gerando inovadoras comunidades de partilha.

Com o Manual Digital, os encarregados de educação observam uma maior motivação nos seus filhos, um maior envolvimento nas atividades escolares e sentem também uma maior proximidade com a escola.

Além de outros benefícios, o Manual Digital é uma motivação adicional para o trabalho escolar, para a melhoria da comunicação e do ambiente social na sala de aula, entre alunos, professores e famílias.

Uma década de vida

Em 2008, a Câmara da Maia foi pioneira na distribuição do Manual Digital por todos os alunos do 1.º ciclo. Hoje, passados 10 anos, volta a ser pioneira ao alargar o Manual Digital à Educação Pré-escolar.

As coleções “Bia e Kiko” e “Biblioteca do Gigante”, especialmente dirigidas ao Pré-escolar, motivam as crianças para uma prática educativa diversificada, integradora e socializadora, orientando os educadores e envolvendo as famílias no processo de aprendizagem.

O Manual Digital disponível gratuitamente em www.participamais.cm-maia.pt e nas lojas Android e IOS. Trata-se de uma plataforma desenvolvida em parceria com a Câmara da Maia, onde foi disponibilizada pela primeira vez e que hoje se encontra disseminada por uma grande maioria dos concelhos do Norte e Centro do país

António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia, a propósito do Manual Digital referiu que “Uma das nossas metas é promover no ensino os valores da responsabilidade e da integridade; da excelência e da exigência; da curiosidade, reflexão e inovação; da cidadania, da participação e liberdade. Esta extraordinária ferramenta que disponibilizamos aos nossos alunos é um reflexo disso mesmo. Estamos sempre a procurar melhorar as condições que proporcionamos aos nossos jovens e por eles vamos sempre além do que nos é exigido.

inedit

Maia – Gerações com Futuro