Bairro da Bajouca em destaque (video)

03 Agosto 2020

A Casa da Arquitectura e o Grupo RTP estabeleceram uma parceria para a produção e exibição de um conjunto de filmes dedicados a obras e arquitetos cujo acervo se encontra ao cuidado do Arquivo da Casa. Estes pequenos vídeos, com diferentes durações, são exibidos nas emissões da RTP1, RTP3 e RTP Internacional e retratam obras construídas de arquitetos portugueses e estrangeiros, desde o desenho até à sua materialização física. Esta parceria entre a Casa da Arquitectura e a televisão pública tem por objetivo dar a conhecer alguns dos melhores exemplos de arquitetura contemporânea de autores como Eduardo Souto de Moura, Pedro Ramalho, João Álvaro Rocha e Gonçalo Byrne, entre outros.

O Bairro da Bajouca, em destaque, de autoria do arquiteto João Álvaro Rocha, já falecido, é um complexo de habitação social construído entre 1997 e 2002, na Bajouca, lugar da antiga freguesia de Gemunde, hoje Castêlo da Maia, ao abrigo do então PER – Plano Especial de Realojamento.

Os edifícios de habitação implantam-se em linha, no sentido longitudinal do terreno, substituindo um dos socalcos, procurando deste modo, não só não alterar as características da topografia existente mas também explorar uma multiplicidade de pontos de vista sobre a paisagem a partir dos percursos de aproximação que se quer estabelecer. A associação dos pátios de acesso às garagens ao volume dos edifícios, para além de garantir a separação entre público e privado, resulta num conjunto de plataformas que permite resolver a ligação deste com o solo, ao fixar e articular desníveis, também como forma de o dividir e de lhe relacionar os dois lados mais extensos.

Álvaro Rocha foi autor na Maia de diversos empreendimentos de habitação social e diversas intervenções no espaço público, nomeadamente as estações Parque Maia, Zona Industrial e Castelo da Maia da Linha Verde do Metro e o Complexo Ambiental da Quinta da Gruta no Castelo da Maia.