Ambiente Maia

Parque Urbano do Novo Rumo

O Parque Urbano do Novo Rumo é um Parque em pleno espaço urbano com 2 ha, com diversas zonas de lazer para os munícipes, na Cidade da Maia.

NOVO RUMO 1

O Parque Urbano do Novo Rumo nasceu num terreno expectante, que confina a Oeste com a EN 14 e a Este com a Urbanização do Novo Rumo, na Freguesia da Cidade da Maia.

As características físicas do terreno assentam essencialmente na existência de taludes acentuados, que definem a criação de diversas zonas de lazer, em que a abertura dos ângulos visuais não é sempre a mesma, permitindo que o parque seja descoberto à medida que o visitante o percorre. A zona do bosque faz a ligação entre as zonas de cotas mais baixas e as zonas de cotas mais altas, onde se situam o parque infantil e o ginásio ao ar livre. Ao longo do parque serpenteia um percurso pedonal que convida os visitantes a passear ou a utilizá-lo de uma forma mais dinâmica, através do exercício físico.

Junto ao parque infantil foram plantadas espécies como o Carvalho-alvarinho e o Castanheiro-da-índia. No bosque existente, a espécie exótica Eucalipto vai sendo gradualmente substituída por espécies nativas como os Carvalhos. Na área de acesso ao parque, através da Urbanização Novo Rumo, foram criadas manchas de arbustos resistentes à seca, nomeadamente, a Abélia, a Cotoneáster e o Sargaço-branco.