Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural fim de semana

20 a 25 Set
Adicionar a calendário 2023-09-20 00:00:00 2023-09-25 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural fim de semana Evento
Agenda Cultural fim de semana
Cultura

IGREJA PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE AVIOSO

MARIA MONDA – Música pelo Concelho, Música pelo Património

Sexta-feira, 22 de Setembro, 21h30

Entrada livre

MARIA MONDA

Sofia Adriana Portugal, Susana Quaresma e Tânia Cardoso partilham o gosto pela pesquisa vocal, sonora e cénica. Estas são as três mulheres que mondam canções e saberes antigos de forma contemporânea, através do canto polifónico e dos ritmos da percussão. Cantam repertório do cancioneiro lusófono ou ibérico, mas também composições originais que acentuam a força da palavra e da poesia. Mondar significa limpar e afastar o supérfluo e para as Maria Monda o essencial é o tecer das vozes ora em sedas suaves, ora em mantas rudes, cantando em homenagem à Terra-Mãe, de nome Maria.

Música Pelo Concelho - Música Pelo Património 2023

Outubro é o mês da música e para celebrar em pleno esta arte performativa, a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia, com colaboração das Juntas de Freguesia, promove mais uma edição do projeto musical “Música pelo Concelho – Música pelo Património”, que assenta na valorização e promoção do património cultural do concelho.

Com vista à descentralização cultural, esta iniciativa consiste na realização de atuações musicais em imóveis do património arquitetónico existente em cada freguesia, possibilitando ao público em geral a fruição de concertos mais intimistas, de diferentes estilos musicais, contribuindo, assim, para a criação e fidelização de públicos.

Entre 22 de setembro e 28 de outubro será apresentado um programa com distintas expressões musicais, onde se celebra a música e o património.

 

FÓRUM DA MAIA

"O Estrangeiro em Casa" – Teatroesfera I Teatro À(s) Quinta(s)

Quinta-feira, 21 de setembro, 21h30

Grande Auditório do Fórum da Maia

M/12 - 120M

Entrada livre

Nas camas, crianças e pais dormem, ou fingem, ou sonham, ou apenas vivem as histórias de ontem, e de hoje, cheios de horror, fúria e medo. O corpo do avô juntou-se ao de uma criança, dentro do armário proibido, e no escuro, a autodefesa torna-se a autoeliminarão familiar. É então que o estrangeiro aparece, empurrando sorrateiramente a porta, e entra, como um diabo negro, ha tanto aguardado... junto à lareira tudo esfumaça!

“O Estrangeiro em Casa” de Richard Demarcy é encenado por Paula Sousa, que pretende criar um espectáculo inquietante, mas divertido, num universo absurdo, excêntrico, surreal. “Uma fábula burlesca e trágica, escrita a partir de muitos acontecimentos reais

da sociedade francesa contemporânea. Numa época em que o medo e a recusa xenofóbica do outro vai ganhando muitos seguidores.” (R. Demarcy) São recorrentes em Portugal práticas relativas à tensão entre o nativo e o estrangeiro, o imigrante ou o refugiado; entre os que reclamam primazia no acesso aos bens sociais e os que, na sua diferença étnica, cultural, religiosa, resultam diabolizados pela desconfiança e pelo medo.

 

XXVIII – Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia – PROGRAMA E INFORMAÇÃO DE BILHETEIRA

5 a 15 de outubro no Fórum da Maia

Pode consultar todas as informações sobre o festival aqui: https://www.cm-maia.pt/cultura/noticias-e-eventos/evento/28-festival-internacional-de-teatro-comico-da-maia

 

BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA MAIA 2023 I foi para caminhar que aqui cheguei - IV Momento

23 de setembro de 2023, sábado, das 15h00 às 20h

Workshop, concertos, performances, exposições, visita e apresentação do catálogo

Entrada: Livre

Inaugurada com sucesso a 19 de maio, comprovado tanto pelo público em geral como por todos os que têm visitado a Bienal em grupos formais e informais, “foi para caminhar que aqui cheguei” apresenta o seu quarto momento.

A Bienal de Arte Contemporânea da Maia 2023 apresenta no próximo sábado, 23 de setembro, o último de quatro momentos. Este evento permite rever a exposição central da Bienal, bem como conhecer as novas obras criadas por Raul Macedo e Hugo Adelino, que serão apresentadas em duas exposições no espaço público; assistir às performances de Inês Tartaruga Água, Sarilho e Arcana; degustar sabores durante a performance de Artristas e descobrir novos sons com Susana Chiocca & Pedro André, Mariana Camacho, Henrique Apolinário & Sirte e Pisitakun. Haverá ainda oportunidade para participar no workshop de instrumentos sonoros com Inês Tartaruga Água, cujos resultados serão partilhados com o público neste mesmo dia. Por fim, será apresentado o catálogo e acontecerá uma visita orientada à Bienal pelo curador José Maia.

A Bienal de Arte Contemporânea da Maia 2023 atua no campo da esperança, reclamando utopias realizáveis e futuros possíveis. Ao longo de quase seis meses, mais de 200 obras de 80 criadores apresentadas em cerca de 50 eventos. O programa da Bienal apresenta uma grande heterogeneidade de eventos, entre os quais: exposições, mostras de performance, concertos, ativações de obras, intervenções no espaço público, uma mostra de vídeo com extensão ao espaço da web, uma coleção de e-mail arte, residências artísticas, cursos e workshops com artistas, conversas e debates com diversos agentes artísticos. São apresentadas obras interdisciplinares que intersectam as artes plásticas com a literatura, a música, a dança, a performance, o design e o vídeo.

 

Até 24 de setembro

Exposição de Fotografia "Cores da Natureza"

A Câmara Municipal da Maia promove de 9 a 24 de setembro, no Fórum da Maia, a exposição de fotografia “Cores da Natureza”.

No trilhar dos caminhos da Natureza, cruzaram-se as vidas de António Mendonça, Aureliano Coelho, Luís Filipe Antunes e Rui Fonseca. Árvores majestosas, flores inebriantes, trinados maviosos, belas plumagens esvoaçantes, a frescura da brisa no rosto, a contemplação da dádiva da vida, que acontece em cada instante. Tudo isto foi a inspiração para uma vontade cada vez maior de registar a exuberância dos momentos vividos no silêncio das caminhadas.

A paixão pela fotografia deu o mote para o projeto que estes quatro amigos ansiaram concretizar: partilhar narrativas fotográficas de diferentes perspetivas do natural e da Natureza, num trabalho em que a contemplação do olhar repousou sobre o encanto das aves.

Assim, os registos fotográficos de cerca de dois anos de caminhadas, em conjunto, culminaram na realização desta exposição de fotografia e na publicação do livro, "Cores da Natureza - Fotografia de Aves".

Entrada livre

Terça-feira a Domingo I 10h00 - 22h00

 

Inês Tartaruga Água - Oficina de instrumentos sonoros I Toxicidade 101

Sábado, 23 de setembro | 14h00 – 18h00

Fórum da Maia - Galeria D. Manuel II

Maiores de 12 anos

Junção de uma narrativa especulativa ciborgue apocalíptica, de seres híbridos – humano-lixo/lixo-humano – com a experiência sensível da cidade. Nesta oficina aprender-se-á a construir um sistema baseado em Arduino, sensores de gases e altifalantes, para gerar um sinal a partir da leitura atmosférica em tempo real, traduzindo em diferentes frequências audíveis a variação dos níveis de poluição ao seu redor. Recorrendo à ocupação do espaço físico e sonoro através das extensões tecnológicas dos corpos, surge uma paisagem sonora que procura ilustrar e expôr a paisagem invisível do ambiente que nos rodeia, possibilitando a audição dos dados da atmosfera escondidos do campo da visão e, consequentemente, da imediatidade da realidade.

Mediante inscrição, sujeito ao número de vagas.

Inscrições - e-mail: infocultura@cm-maia.pt

 

Oficina para famílias "Máscaras, Personas e Avatares"

Domingo, 24 setembro, às 10h30

Partindo dos retratos patentes na exposição da Bienal da Maia construiremos máscaras que apresentaremos numa galeria de retratos. Rostos de seres híbridos, uma fusão entre pessoas, animais e plantas, que poderão ganhar movimentos diferentes dos humanos e habitar a BACM 2023.

Inscrições gratuitas mas obrigatórias para infocultura@cm-maia.pt

 

WORKSHOP “COSTURA EM PONTO” – CAPA DOSSIER

Segunda-feira, 25 setembro, 18h30, Fórum Maia

Na próxima segunda-feira, irá realizar-se mais um workshop “Costura em Ponto”. Neste dia, será lançado o desafio de criar uma capa dossier para que as participantes possam guardar apontamentos, moldes ou outros elementos relativos aos workshops de costura que frequentem.

Apareça e junte-se a nós neste final de tarde!

Material necessário: restos de tecidos, tecido interior (67 cm x 35 cm), linhas, régua, cortador rotativo, manta acrílica e máquina de costura.

Público-alvo: adultos

Vagas limitadas.

Atividade gratuita, mas sujeita a inscrição para infocultura@cm-maia.pt

 

"Crónicas Urbanas" - Exposição Fotográfica de Eduardo Teixeira de Sousa

Até 26 de novembro

A Câmara Municipal da Maia promove, até 26 de novembro, no Fórum da Maia, a exposição fotográfica "Crónicas Urbanas" de Eduardo Teixeira de Sousa, um fotógrafo reconhecido pelo seu olhar contemplativo e paixão pela cor. Pelos seus registos somos convidados a mergulhar num mundo que celebra a magia do quotidiano através do seu olhar aguçado para o detalhe, composição e momentos introspetivos que recordam a nossa humanidade partilhada.

Combinando a dinâmica da fotografia de rua com o fascínio da fotografia de viagem, as imagens de Eduardo evocam uma serena quietude enquanto transportam os espectadores numa jornada visual por ruas e recantos escondidos ao redor do mundo. Desde uma loja no Cairo até um beco tranquilo em Samarcanda, da vibrante rua de Marraquexe a uma jóia escondida em Angkor, cada fotografia evoca uma sensação de lugar, convidando-nos a explorar a diversidade de culturas e a parar, observar e apreciar a poesia dos cenários comuns. A exposição navega por estes espaços com espírito de empatia e antecipação, refletindo a crença de Eduardo num mundo de tesouros aguardando a descoberta através da magia da lente.

"Crónicas Urbanas" invoca o poder da fotografia para revelar o extraordinário no mundano e celebra o pulsar da vida através de um olhar subtil e otimista.

Entrada livre

Horário: 10h00 – 22h00 | Terça a Domingo

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

22 de setembro

III Encontro Nacional de Comunidades de Leitores de Bibliotecas Públicas e o II Encontro Nacional de Grupos de Leitores da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

Sob o tema "Entre socialização e a literatura" vai decorrer no Pequeno Auditório do Fórum da Maia, o III Encontro Nacional de Comunidades de Leitores de Bibliotecas Públicas e o II Encontro Nacional de Grupos de Leitores da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Sob a organização da Câmara Municipal da Maia e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o encontro pretende promover a reflexão sobre possíveis abordagens a novas metodologias para a criação e desenvolvimento de grupos de leitores, aliando a questão da literatura à importância da socialização que é ponto chave para a convivialidade entre pessoas em torno do objeto “livro”.

Em discussão vão estar temas como “A Literatura, a Arte e Grupos de Leitura; “Porquê organizar um grupo de leitores? Objetivos, metas e intencionalidades e Leitores nas Redes Sociais.

Os participantes vão ter também oportunidade de escolher entre sessões paralelas: “O leitor com o seu autor” e à apresentação do “Guia para organizar um grupo de leitores”.

 

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Sábado, 23 de setembro, 10h00 e 15h00

Jornadas Europeias do Património 2023 - PATRIMÓNIO VIVO

Mosaicos Romanos – arte viva; património vivo

O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, respondendo ao repto das Jornadas Europeias do Património, convida todos os que nos queiram visitar a um olhar atento às nossas exposições e posteriormente à realização de uma oficina de mosaicos romanos. Para além do património material, os romanos deixaram um património de ideias, formas de vestir, de comer, de pensar e de criar. É partindo desse pressuposto que iremos reproduzir os padrões dos mosaicos romanos no barro fresco para, de seguida, decorar o mosaico em tons vivos.

Horário: manhã – 10h00 I tarde – 15h00

Preço: gratuito, mas de inscrição obrigatória e limitada: museu@cm-maia.pt

A partir dos 6 anos de idade.

 

Até 30 de setembro

Exposição - “Do Campo para a Urbe – Da Identidade Rural à Patrimonial”

Esta é uma Exposição Temporária composta pelo acervo Etnográfico do Museu. Nela os objetos apresentados e as profissões retratadas transmitem conhecimentos de uma sociedade rural, pertencente ao passado, mas ainda suficientemente próxima para ser espaço de partilha de memórias e de referência que une e identifica gerações, que pode agora ser apreciado por todos.

 

Até 30 de setembro

Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”

O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.

Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.

Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.

 

Até 30 de setembro

A Arqueologia na Maia - Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.

Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30

Inscrições: Tel. (+351) 229.871144 I museu@cm-maia.pt

 

Até 30 de setembro

Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.

Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Gratuito

Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt

Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

 

PARA AGENDAR

28 de setembro, 21h30, Fórum da Maia

Conta-me Histórias com Capicua

 

30 setembro, sábado, 21h30

FRANCISCO LUÍS – Música pelo Concelho, Música pelo Património

CIDADE DA MAIA - Igreja Paroquial de Vermoim

 

1 de outubro, Mosteiro de Moreira

Sons no Património

16h00 – Visita guiada ao Mosteiro

17h00 – Concerto com a fadista Lina

 

6 outubro, sexta, 21h30

MANÉ FERNANDES SOLO - Música pelo Concelho, Música pelo Património

S. PEDRO FINS - Capela S. Miguel O Anjo

 

7 outubro, sábado, 21h30

LEIDA - Música pelo Concelho, Música pelo Património

MOREIRA DA MAIA - Mosteiro de Moreira

 

13 outubro, sexta, 21h30

JOÃO PIRES – GUARIDA - Música pelo Concelho, Música pelo Património

FOLGOSA - Capela de Santo Ovídio

 

14 outubro, sábado, 21h30

RITMOS DO SUL DA EUROPA I PEDRO VIANA - JOÃO MARTINS – DIANA FERREIRA - Música pelo Concelho, Música pelo Património

ÁGUAS SANTAS - Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos de Ardegães

 

20 outubro, sexta, 21h30

IN.DIA – HUGO GAMBOIAS E DIOGO PASSOS - Música pelo Concelho, Música pelo Património

VILA NOVA DA TELHA - Igreja Nossa Senhora do Ó

 

21 outubro, sábado, 21h30

MARIA SÁ SILVA – SAUDADE - Música pelo Concelho, Música pelo Património

MILHEIRÓS - Igreja Paroquial de S. Tiago de Milheirós

 

27 outubro, sexta, 21h30

ENSEMBLE MED - DIÁLOGO INTERCULTURAS NO MEDITERRÂNEO MEDIEVAL - Música pelo Concelho, Música pelo Património

PEDROUÇOS - Igreja de Pedrouços

 

28 outubro, sábado, 21h30

ALICIA CORRAL & RICARDO PASSOS - Música pelo Concelho, Música pelo Património

NOGUEIRA E SILVA ESCURA - Igreja Paroquial de Santa Maria de Silva Escura

 

Bom fim de semana.