Toada Coimbrã e Tuna do Distrito Universitário do Porto brilharam no Fórum da Maia

01 Março 2008

Na sexta-feira, 29 de Fevereiro de 2008, decorreu o espectáculo de apresentação do mais recente trabalho discográfico do Grupo de Fados "Toada Coimbrã" no Fórum da Maia.

Este espectáculo, teve como anfitriões na Região do Porto a TDUP - Tuna do Distrito Universitário do Porto, que em parceria com o Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia levaram a cabo a organização deste certame.

O espectáculo decorreu com a abertura da TDUP onde fez uma interpretação de vários temas com arranjos musicais soberbos e com fantástica interpretação musical. A sua actuação iniciou-se com um tema "à capela" Navegantes que contagiou a plateia pela sua singularidade seguindo-se uma actuação de inegável qualidade com temas como Raparigas Belas, Aquella Tarde e Casa Portuguesa.

Na segunda parte o Grupo Toada Coimbrã deliciou a plateia com uma actuação fantástica onde as guitarras trinaram e as vozes entoaram melodias de Coimbra de uma forma emocionante. Com a presença de personalidades míticas da Canção de Coimbra como António Vicente e João Paulo Sousa na Guitarra Portuguesa, João Carlos Oliveira e Jorge Mira Marques na viola e as vozes de Alcides de Sá Esteves e Rui Pedro Lucas, o Fórum da Maia recebeu estes antigos estudantes de Coimbra com muito carinho e entusiamo pela sua obra.

Destaque para o momento final em que a TDUP se juntou à "Toada Coimbrã" e juntos interpretaram os dois últimos temas do espectáculo com especial emoção a Balada da Despedida do 5º ano Jurídico 1988/89 "Capa Negra de Saudade..." que trouxe lembranças dos tempos de estudante aos que estavam na plateia e colocou aquele nó na garganta a todos aqueles que, ainda estudantes de capa e batina, cantavam em surdina.

De facto um momento memorável na vida do Concelho da Maia, destacado pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal da Maia, Eng.º António Gonçalves Bragança Fernandes e pelo Sr. Vereador Hernâni Ribeiro, responsável pelo Pelouro da Juventude aquando da Recepção Oficial aos Grupos na Câmara Municipal tendo-os acompanhado numa visita ao cimo da Torre Lidador onde puderam observar todo o Concelho e grande parte da Área Metropolitana com uma vista fantástica.

A noite terminou com um convívio no bar Tertúlia Castelense. Fica o registo de uma parceria que resultou em pleno num espectáculo memorável. De referir que este espectáculo teve uma vertente assinalável do ponto de vista de apoio social onde todos os espectadores se fizeram acompanhar por peças de vestuário que serão entregues à Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação da Maia e à ASMAN.