“Sexualidade e Afectos”, com o GAAPP, para Jovens de diversas Escolas do Concelho da Maia

04 Março 2009
A equipa do Gabinete de Acompanhamento e Aconselhamento Psicológico e Pedagógico (GAAPP), da responsabilidade do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia, vai desenvolver inúmeras acções relacionadas com a temática “Sexualidade e Afectos”, junto de alunos de 7º e 8º ano nas Escolas Secundária do Castelo, EB 2/3 da Maia e EB 2/3 Prof. Dr. Vieira de Carvalho, entre Março e Maio de 2009.

Numa época em que o debate acerca da Educação Sexual nas escolas está bem aceso, a pertinência deste tipo de acções é inquestionável, bem como a importância do envolvimento dos próprios jovens nestes projectos. Assim, o GAAPP, após um primeiro contacto, com o objectivo de efectuar o levantamento das necessidades sentidas pelos jovens que vão participar nas sessões, definiu as temáticas a abordar.

Questões em torno da adolescência (como as mudanças físicas e psicológicas características desta etapa do desenvolvimento), a procura de definições de sexualidade, a importância dos afectos nas relações interpessoais (amizade, amor, namoro,...), gravidez na adolescência (causas e consequências), Infecções Sexualmente Transmissíveis, Métodos Contraceptivos, etc., são alguns dos temas a ter em conta, em acções nas quais se procura mudar algumas atitudes e promover respostas assertivas e adequadas dos jovens face a situações que podem ser de risco iminente.