Recital de Violino por Afonso Fesch quinta-feira dia 5 de Junho no Fórum Jovem

02 Junho 2008
Na próxima quinta-feira, dia 5 de Junho, às 21h30, o auditório do Fórum Jovem da Maia apresenta um Recital de Violino pelo jovem Afonso Fesch, acompanhado pela pianista Olga Vasilieva, onde serão interpretadas obras de J.S.Bach, Niccolò Paganini, E. Chausson, e L.V. Beethoven.

Nascido no Porto em 1988, e residente em Vermoim, Afonso Fesch é um dos mais promissores jovens violinistas portugueses, titular de vários prémios e vencedor de diversos concursos.

Como habitualmente, a entrada é livre.

Curriculum Vitae de Afonso Fesch

Nascido no Porto em 1988, inicia o estudo do violino aos 7 anos na Escola de Música Pedro Fesch, na classe do Prof. João Paz. Em 2000, começa a estudar com o Professor russo Yossif Grinman, com quem ainda mantém relação pedagógica.

Conclui o exame de 8º grau de violino no Conservatório de Música do Porto em 2004. Ainda nesse ano, concorre ao Prémio Jovens Músicos (classe B) e obtém o 3º prémio. Foi, desde então, bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

No ano seguinte, participa no 5º Concurso Internacional para Instrumentos d’Arco “Júlio Cardona” (classe B), onde ganha o primeiro prémio ex-aequo e o prémio para melhor interpretação da peça obrigatória. Em 2006 concorre ao 2º Concurso Internacional de Violino em Lisboa e recebe o prémio “Revelação Portuguesa”.

Nesse mesmo ano, conclui o 8º grau no Conservatório de Música do Porto. Teve aulas particulares com professores como Zakhar Bron, Vladimir Grinman e Alexei Mijlin. Participou em masterclasses com professores como Sergey Kravchenko, Pavel Vernikov e Donna Lee Croft. No ano 2007, entra para a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), onde frequenta o 1º ano, na classe da Prof. Zofia Wóycicka. Tem tido aulas regulares com o Prof. Pavel Vernikov (ex-aluno de David Oistrakh) em Itália e França e foi recentemente convidado para integrar a classe do referido Professor na Scuola di Musica di Fiesole.