Projeto Europeu 'Youth Monitor'

Projeto Europeu "Youth Monitor"
sessao_jovens_6
sessao_jovens_7
sessao_jovens_8
sessao_tecnicos
19 Julho 2024

Maia participa ativamente no Projeto Europeu 'Youth Monitor'

No dia 5 de julho, jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos participaram num Workshop interativo realizado Fórum Jovem da Maia. Este workshop, a par com outros realizados no conjunto dos 17 Municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), são parte integrante do projeto "Youth Monitor - Local and Regional Public Policy Monitor for Youth", que decorre até agosto de 2025, e que visa recolher perspetivas e opiniões valiosas dos jovens sobre educação, trabalho, realidade local e as suas aspirações para o futuro.

Os workshops utilizaram metodologias de educação não formal, criando um ambiente participativo onde os jovens se sentiram encorajados a partilhar as suas experiências e ideias. Várias atividades ajudaram a fomentar a integração e a interação entre os participantes, permitindo também uma visão mais clara sobre as realidades e expectativas dos jovens.

O projeto "Youth Monitor" é uma iniciativa da AMP em colaboração com os seus 17 municípios, e conta com a parceria estratégica da Associação Portuguesa de Profissionais de Juventude (APPJuventude). Este projeto visa criar um Monitor de Políticas Públicas de Juventude, um instrumento essencial para apoiar a análise e tomada de decisões políticas no que diz respeito ao investimento e às prioridades na implementação de políticas de juventude.

Além da AMP e da APPJuventude, o projeto "Youth Monitor" conta com a colaboração de parceiros internacionais, que enriquecem e fortalecem a iniciativa. Entre os parceiros estão os Municípios de Cinisello Balsamo (Itália) , Ramnicu Sarat (Roménia), a Diputación de Barcelona (Espanha) e a Universidade de Krems (Áustria). Estes parceiros trazem diversas perspetivas e experiências, ajudando a criar uma abordagem mais abrangente e inclusiva para as políticas de juventude.

O projeto "Youth Monitor" também recorre à auscultação de técnicos e decisores políticos, procurando uma perspetiva mais abrangente sobre a realidade vigente. O Vereador com o Pelouro da Juventude Hernâni Ribeiro colabora nesta iniciativa, e participou de forma mais ativa numa conversa importante que decorreu a 27 de junho na Torre Lidador, assim como técnicos diversos do Gabinete da Juventude, nomeadamente estando presentes numa sessão na sede da AMP que decorreu a Diputación de Barcelona (Espanha)a 9 de julho.