PROJETO AXM QUEEN’S

12 Março 2021

A Academia de Xadrez da Maia lança, no próximo dia 13 de março, o projeto AXM QUEEN’S, iniciativa que assinala o Dia Internacional da Mulher, comemorado a 8 de março, e que pretende sensibilizar para a igualdade de género no desporto, nomeadamente no Xadrez, promovendo o ensino deste desporto junto do público feminino.

O projeto tem como madrinha a Vereadora dos Pelouros da Juventude e da Cidadania, Marta Peneda, é 100% feminino, desde professoras, alunas e dirigentes e arranca no próximo dia 13 de março, às 18h30, com aulas online abertas ao público feminino.

Inscrições e informações: queens.axm@gmail.com

No panorama da sociedade atual, existe ainda o estereótipo que o xadrez é um jogo para o sexo masculino. Estudos dizem que é mais fácil uma mulher ser presidente dos EUA do que ser Campeã Mundial de xadrez, sendo que outros dados revelam que apenas 2% dos Grande-Mestres (GM) são mulheres.

Apesar de já existirem algumas iniciativas a nível mundial para promover o xadrez feminino (The Susan Polgar Foundation), acreditamos que é possível fazer mais, através da Academia de Xadrez da Maia, para captar elementos do sexo feminino para a prática desta modalidade, com o objetivo final de criar um núcleo sólido e consistente.

Para este projeto, contamos com a ajuda de duas irmãs, professoras que cresceram a jogar xadrez, com vasto currículo de títulos nacionais, e que sempre se mantiveram motivadas e participativas na modalidade, muito devido ao facto de poderem contar uma com a outra - a solidariedade, coesão e compreensão feminina desempenha assim um papel crucial para a sustentabilidade da ligação xadrezista, num mundo maioritariamente masculino.

O projeto irá passar por aulas online (também presenciais quando for possível), com o propósito de abranger jovens, meninas e também mulheres adultas que demonstrem interesse pela modalidade. Irá também abranger acompanhamento a torneios e eventos, sempre com um acompanhamento muito próximo das nossas monitoras - no fundo, a criação de uma equipa verdadeiramente feminina.

De realçar que este projeto tem como mote a badalada série da Netflix “Gâmbito de Dama” - que relata o sucesso da personagem Beth Harmon, uma jovem mulher que vinga no mundo masculino do xadrez nos anos 50-60. Esta é a motivação que faltava ao xadrez, e principalmente ao sexo feminino, para relançar e suscitar uma paixão que até ao momento tem estado adormecida, fazendo querer que será um projeto de sucesso.