Projeto Ativ@-te: jovens da Maia ganham competências comportamentais

23 Janeiro 2020

As sessões de intervenção psicológica no âmbito do projeto Ativ@-te começaram este mês de janeiro e decorrem semanalmente, até 28 de maio de 2020, nas instalações do Complexo Municipal da Casa do Alto, todas as quintas-feiras entre as 16h e as 17h.

O projeto tem como objetivo principal contribuir para a integração socioprofissional de jovens NEET (not in education, employment, or training) na Maia.

As sessões de acompanhamento psicológico em grupo realizam-se semanalmente e destinam-se a desenvolver competências comportamentais ao nível, entre outros, da expressão, comunicação ou resolução de problemas, sendo dinamizadas pelo Gabinete de Acompanhamento e Aconselhamento Psicológico e Pedagógico (GAAPP) do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

Com esta atividade de intervenção psicológica procura-se promover nos jovens uma visão adaptativa de si e do outro, considerando o contexto macro onde se inserem, promover o seu desenvolvimento pessoal e social e trabalhar competências socio-emocionais que promovam uma adaptação e desenvolvimento consistente em diferentes contextos das suas vidas, considerando possíveis momentos de transição.

O “Projeto Ativ@-te!” existe no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s, é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, enquanto componentes dos EEA Grants, sendo gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. Na Maia, a entidade gestora do projeto é a Santa Casa da Misericórdia, sendo a Câmara Municipal um dos parceiros.

Sendo uma atividade realizada no âmbito de um projeto específico, o encaminhamento dos jovens é efetuado pelo próprio projeto, não havendo inscrições abertas ao público.
Segue o link com informação da entidade promotora: https://www.misericordiadamaia.com/ativate