Programa 'CUIDA-TE' - candidaturas abertas até 27/02/09

Programa "CUIDA-TE" - candidaturas abertas até 27/02/09
11 Fevereiro 2009
O CUIDA-TE é um Programa do Instituto Português da Juventude, I.P. com diversas Entidades parceiras, do sector público e privado. Tem como principal objectivo trabalhar na área da saúde juvenil e na promoção de estilos de vida saudáveis.

Destinado a Jovens entre os 12 e os 25 anos, professores, pais, dirigentes associativos, profissionais de saúde e outros que desenvolvem actividades nesta área dirigidas aos jovens, o Programa CUIDA-TE consiste em educar para a saúde, promovendo a aquisição de conhecimentos e competências nesta área, de forma global e integradora, interrelacionando as suas diferentes componentes: somáticas, psico-afectivas e sociais.

Poderão ser Entidades promotoras de projectos

• Associações Juvenis inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ);
  • Escolas;
  • Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS);
  • Outras entidades sem fins lucrativos com objectivos que se enquadram nas áreas referidas.
Candidaturas

As entidades promotoras de projectos poderão fazer a candidatura às seguintes medidas:

Medida 3 - Teatro debate

Através do preenchimento de fichas próprias disponíveis nesta página (ver formulários) que poderão ser  entregues via:

E-mail: cuida-te@ipj.pt
Fax: 21 31 792 16/7
ou Entregues numa das lojas Ponto JA.

Datas das candidaturas

Período de candidatura: 3 a 27 de Fevereiro

Medida 3 - Teatro debate
Período de candidatura: 3 a 27 de Fevereiro

Os resultados das candidaturas serão comunicados até ao dia 27 de Março.

Entidades parceiras

Administrações Regionais de Saúde;
Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE;
Coordenação Nacional para a Infecção do HIV/Sida;
Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular;
Direcção Geral de Saúde;
Instituto da Droga e da Toxicodependência;
Instituto de Desporto de Portugal;
Instituto Português do Sangue.

O CUIDA-TE prevê 5 medidas distintas de actuação:

Medida 1 – Unidades Móveis

Esta medida tem como principal objectivo criar um serviço de proximidade junto da população mais jovem. As Unidades Móveis, devidamente apetrechadas e com uma equipa técnica especializada na área da saúde juvenil, deslocam-se a escolas para realizar o atendimento, encaminhamento dos jovens e realizar acções de sensibilização.

Medida 2 - Formação

Esta medida promove acções de formação presencial e de e-learning, dirigida circunstanciadamente a cada um dos públicos que constituem os destinatários do presente programa, devidamente adaptados e adequados.

Medida 3 – Teatro debate

Esta medida promove acções de Teatro debate sobre tema de interesse dos Jovens relacionadas com a promoção da sua saúde, que estimulam a reflexão e o debate sobre problemas que querem discutir.

Peça de Teatro Debate disponível: " Nem muito simples, nem demasiado complicado"

Temática abordada: Sexualidade Juvenil

Duração da peça: 2 horas.

Medida 4 - Gabinetes de Saúde Juvenil

Espaços de atendimento e aconselhamento, anónimos e confidenciais, nomeadamente nas áreas da sexualidade, consumos nocivos, nutrição e exercício físico.

Medida 5 – Apoio a projectos

Medida 5.1. – Apoio financeiro a projectos dirigidos para a promoção da saúde dos Jovens.
Medida 5.2. – Prémio "CUIDA-TE São eleitos e premiados os melhores projectos a nível nacional.

Todas as Informações aqui