Prazo de candidatura de Empresas/Entidades ao PEJENE 2008 termina a 19 de Maio

15 Maio 2008

A FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE TEM ABERTAS AS  INSCRIÇÕES ON-LINE PARA ESTÁGIOS DE VERÃO AO ABRIGO DO PEJENE

As Candidaturas para a 16ª edição do PEJENE - PROGRAMA DE ESTÁGIOS DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NAS EMPRESAS terminam a 19 de Maio

Trata-se de um Programa de Estágios, de âmbito nacional, promovido pela Fundação da Juventude, desde 1992, que visa a criação de uma relação directa entre as Universidades e as Empresas, durante o período de formação escolar e curricular dos jovens, permitindo-lhes, assim, aceder a uma experiência profissional reconhecida e conducente a facilitar a sua posterior entrada no mercado de trabalho.

Estes estágios, a decorrer entre os meses de Julho e Setembro, destinam-se a todos os jovens que se encontram a frequentar o penúltimo e último ano de qualquer curso do ensino superior (Licenciatura ou Mestrado Integrado), em estabelecimentos de ensino público, privado e/ou cooperativo, abrangendo todas as áreas de estudo, tendo a duração mínima de 2 meses e máxima de 3 meses.

Através do PEJENE os estudantes universitários têm a possibilidade de,  durante as férias de Verão, beneficiarem de uma primeira experiência em contexto de trabalho numa empresa ou instituição, permitindo uma real aproximação ao mundo do trabalho,  enriquecendo também, desta forma, os seus curricula e fortalecendo as suas competências sociais e profissionais.

Em contrapartida, as entidades e/ou empresas receptoras suportarão, no mínimo, mensalmente, os subsídios de alimentação e de transporte, de igual valor ao atribuído aos trabalhadores dessas entidades. Para além disso, deverão, ainda, fazer um Seguro de Acidentes aos estagiários, coincidente com o período de estágio. Estes estágios permitem às empresas:

• Dispor de técnicos qualificados com elevada motivação e em formação contínua, durante o período de férias do Verão;
  • Sinalizar e seleccionar potenciais colaboradores a integrar num futuro próximo;
  • Promover a tão necessária ligação entre o mundo empresarial e as universidades e uma melhor identificação de necessidades;
  • Integrar um projecto com elevado prestígio e divulgação entre os jovens universitários, futuros quadros técnicos e superiores, em colaboração com uma entidade com forte implantação nacional, a Fundação da Juventude, uma entidade privada sem fins lucrativos e de utilidade pública, que há 18 anos cumpre a sua missão de facilitar a entrada dos jovens na vida adulta e profissional.

As inscrições de empresas no PEJENE 2008 podem, desde já, efectuar-se aqui, sendo que terminam a 19 de Maio.

A Edição de 2008 do PEJENE conta com os apoios do IPJ, do IEFP, do IAPMEI e da Companhia de Seguros Tranquilidade.

Para mais informações contacta:

Susana Chaves
FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE