NOVAS LOJAS DA JUVENTUDE - Balanço de um ano

13 Novembro 2009
Completou-se, no passado mês de Outubro, um ano desde a abertura das Lojas da Juventude de Avioso – S. Pedro, Vermoim e Vila Nova da Telha.

Estas estruturas municipais, sob tutela do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia, vieram juntar-se às Lojas já em funcionamento nas Freguesias de Gemunde e S. Pedro Fins, à Casa do Alto, em Pedrouços, e ao Fórum Jovem da Maia, completando-se, assim, uma rede de espaços que abrange geograficamente todo o Concelho da Maia.

Inauguração da Loja da Juventude de Vila Nova da TelhaO balanço sobre o trabalho realizado nas Lojas da Juventude é francamente positivo, tanto em termos do número de utentes, como em termos das actividades desenvolvidas, como, e sobretudo, em termos dos efeitos que se verificam nos jovens que regularmente frequentam estes espaços.

Cada uma destas estruturas actua em função das características da sua população, existindo, é certo, um modelo comum a todos os espaços, mas agindo cada um de forma específica, respondendo às reais necessidades dos seus jovens. Se numas Lojas os meios informáticos são a principal mais valia, noutras sobressaem as intervenções do GAAPP (Gabinete de Acompanhamento e Aconselhamento Psicológico e Pedagógico) do Pelouro da Juventude e apoio dos monitores nas Salas de Estudo. Em algumas Lojas da Juventude as estatísticas confirmam que o insucesso escolar tem baixado consideravelmente, diminuindo também muitos comportamentos desviantes que resultam da falta de oportunidades e de estruturas de apoio, tanto físicas como humanas.

Agentes educativos, instituições de apoio social e famílias reconhecem que a acção das Lojas da Juventude tem tido reflexos claros no comportamento dos jovens e na sua postura perante a vida e o mundo.

Vários milhares de jovens utilizaram cada uma das Lojas da Juventude no último ano continuando este número a crescer mensalmente. Também as actividades realizadas pelas Lojas registam um aumento e sobretudo uma diversidade que vai da educação sexual e técnicas de estudo, aos cuidados de saúde e educação para os valores, passando pelo acolhimento e apoio a jovens estrangeiros que estudam no Concelho da Maia ao abrigo do programa Erasmus.
As Lojas da Juventude são espaços de convívio, de partilha, de reflexão e de aprendizagem, que permitem aos jovens crescerem enquanto indivíduos e cidadãos. São um importante mecanismo de intervenção sociocultural, que reduz as distâncias e as assimetrias sociais, com vista à efectiva igualdade de oportunidades a todos os níveis desejável.

Mais Informações sobre cada uma das Lojas da Juventude