Maia acolheu “EU Youth Dialogue – ANJE-Europa”

20 Janeiro 2023

O Município da Maia acolheu, na Quinta dos Cónegos, um encontro metropolitano do projeto “EU Youth Dialogue – ANJE-Europa”. A sessão, que decorreu esta terça-feira, dia 17 de janeiro, surgiu no âmbito da Área Metropolitana do Porto (AMP) e de uma candidatura da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) a uma das ações-chave europeias que visa o apoio ao desenvolvimento de políticas e à cooperação.

O evento contou com a participação de jovens, técnicos de juventude, dirigentes e vereadores de 10 dos 17 Municípios da AMP, entre eles o anfitrião, o Vereador da Juventude da Câmara Municipal da Maia, Hernâni Ribeiro.

O encontro, que pretendia ser um momento de partilha sobre questões relacionadas com o empreendedorismo, cumpriu diversos desafios estratégicos, sendo o principal fomentar o diálogo entre jovens, decisores locais/regionais, peritos na área da Juventude (Youth Experts) e organizações nas áreas do empreendedorismo, emprego, educação e inclusão social.

Desenvolver competências-chave nos jovens, bem como incentivar a participação e a aproximação aos órgãos de decisão, são finalidades importantes deste tipo de ações. Questões relacionadas com a motivação, as competências fundamentais e a comunicação foram referidas pelos diversos intervenientes desta atividade. Um dos assuntos abordados foi a informação que, mesmo estando disponível, nem sempre é de fácil acesso.

O balanço efetuado pelos diversos intervenientes foi positivo, reforçando a importância dos momentos de partilha de opiniões e experiências no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, bem como no desenvolvimento de políticas públicas.

A ação-chave 3, onde se enquadra esta ação, presta apoio à cooperação política a nível da União Europeia, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de novas políticas, podendo desencadear uma modernização e reformas, a nível da União Europeia e dos sistemas, nos setores da educação, da formação dos jovens e do desporto.