Maia acolhe Parlamento Europeu dos Jovens de 12 a 14 de Novembro

10 Novembro 2010
A Maia vai acolher a XXIII Sessão de Selecção Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens no próximo fim-de-semana, dias 12, 13 e 14 de Novembro.

Esta iniciativa organizada pela Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens com o apoio da Câmara Municipal da Maia tem como escola anfitriã a Escola Secundária de Águas Santas. O Parlamento Europeu dos Jovens tem o objectivo principal de proporcionar aos estudantes da faixa etária dos 16-22 anos a oportunidade de participar numa experiência democrática, através da simulação de uma sessão de plenário do Parlamento Europeu visando promover um projecto educacional que tenta responder às necessidades específicas dos futuros Cidadãos Europeus.

Nesta XXIII Sessão de Selecção Nacional participarão as seguintes escolas:

• Escola Cooperativa de Vale de S. Cosme (Famalicão);
  • Escola Secundária André de Gouveia (Évora);
  • Escola Secundária Carlos Amarante (Braga);
  • Escola Secundária Felismina Alcântara (Mangualde);
  • Escola Secundária Gonçalves Zarco (Matosinhos) e
  • Escola Secundária de Madeira Torres (Torres Vedras)
A delegação vencedora desta sessão, constituída por 9 alunos do Ensino Secundário, representará o nosso país na Sessão Internacional de Atenas, a decorrer na Primavera de 2011.

Destaque para a Sessão Solene de Abertura que decorrerá no próximo sábado, 13 de Novembro, às 9h00 no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia e que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Maia, Eng.º Bragança Fernandes e do Dr. Silva Peneda, ilustre maiato que desempenhou a função de eurodeputado no mandato de 2004 – 2009 e que partilhará com todos os participantes a sua experiência enquanto deputado ao parlamento europeu. Destaque ainda para as sessões em assembleia que decorrerão na Casa do Povo de Vermoim e os trabalhos em comitée que decorrerão na Escola Secundária de Águas Santas com a participação de experts como o Professor José Pinto da Costa, Ana Monteiro (Amnistia Internacional), Dra Isabel Tavares (Universidade Católica do Porto), Mafalda Sousa (Quercus), Jorge Cadete (IDT) e Liliana Sousa (ICBAS).

Para acederes ao Programa do Parlamento Europeu dos Jovens clica aqui