IV FESTIVAL DE TEATRO ESCOLAR - 26 a 31 de Maio – Fórum Jovem da Maia

26 Maio 2008
Aí está mais um Festival de Teatro Escolar!

O auditório do Fórum Jovem da Maia será o palco desta iniciativa do Pelouro da Juventude que vai já na sua quarta edição e que acolhe, este ano, cerca de 350 jovens actores envolvidos em 16 projectos de teatro.

O Festival de Teatro Escolar reflecte a preocupação da Câmara Municipal da Maia em desenvolver uma política de intervenção cultural e social onde os cidadãos mais novos são, desde cedo, chamados e motivados a tomarem parte activa nas dinâmicas do seu município, frequentando os espaços que para eles foram especificamente criados e dando corpo aos eventos produzidos de raiz para responderem às suas necessidades.

Foto IV Festival Teatro EscolarEsta é, certamente, também uma forma de chamar os jovens à participação cívica, permitindo-lhes a intervenção cultural necessária, através de uma das mais ricas expressões artísticas de importância sobejamente reconhecida para a formação pessoal, cultural e cívica dos jovens.

O Festival de Teatro Escolar tem servido também para desmistificar o preconceito de “teatro menor”, ao qual o teatro escolar está associado, sendo surpreendentes os projectos levados a cena, que registam elevados níveis técnicos e artísticos, mercê dos cuidados e competências dos formadores e, sobretudo, do enorme talento dos jovens actores.

Segunda-feira, 26 de Maio
Das 9h30 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, apresentação os doze projectos de teatro Foto Festival Teatro Escolar - Dia 3desenvolvidos no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular – Expressão Dramática, nas Escolas EB 1 do Concelho da Maia.

Quarta-feira, 28 de Maio
Às 15h00 e às 21h00, apresentação da Companhia “F ACTORES”, turma F do 5º Ano da Escola EB 2/3 da Maia, com a peça “História com Recadinho”, de Luísa Dacosta.

Quinta-feira, 29 de Maio
Às 15h00 e às 21h00, apresentação da Companhia “5º ACTO”, turma E do 5º Ano da Escola EB 2/3 da Maia, com a peça “A Visita de Estudo”, de Carlos Alberto Frazão.

Sexta-feira, 30 de Maio
Às 21h00, apresentação da audição final da Oficina de Teatro Juvenil levada a efeito pelo Pelouro da Juventude, com o projecto “Ondas Curtas”.

Sábado, 31 de Maio

Às 17h00, apresentação da Companhia “Maianimação” – Grupo de Teatro da Maianima, com a peça “A Floresta”, de Sofia de Mello Breyner Andresen.

Em todos os espectáculos a entrada é livre.