GAAPP realiza 'Educar para Ser' e “Escolhas” nas EB 2/3 do Castêlo e de Nogueira

GAAPP realiza "Educar para Ser" e “Escolhas” nas EB 2/3 do Castêlo e de Nogueira
23 Janeiro 2009
A equipa do Gabinete de Acompanhamento e Aconselhamento Psicológico e Pedagógico (GAAPP), da responsabilidade do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia, vai às Escolas EB 2/3 de Nogueira e EB 2/3 do Castêlo da Maia, na próxima Semana com as acções "Escolhas" e "Educar para Ser".

“Educar para Ser”, na Escola EB 2/3 do Castelo

Na próxima terça-feira, 27 de Janeiro, pelas 18h 30m, o GAAPP vai realizar a acção “Educar para Ser”, junto dos professores da Escola EB 2/3 do Castêlo.

Porque muitas vezes, para chegarmos aos jovens, temos que intervir com as pessoas que com eles interagem diariamente, esta acção visa promover, junto  dos professores, a reflexão acerca de algumas estratégias para lidar com os jovens e para desenvolver junto deles algumas competências fundamentais para a sua vida.

“Escolhas” na EB 2/3 de Nogueira

Nas próximas segunda e quarta-feiras, dias 26 e 28 de Janeiro,  vão realizar-se as sessões da Acção “Escolhas” relativas às questões em torno das drogas, junto de alguns alunos do 3º ciclo.

Considerando que, promovendo o envolvimento dos jovens, torna-se possível ao GAAPP ir de encontro às suas verdadeiras expectativas e necessidades, foi-lhes disponibilizada uma “Caixa de Perguntas” na qual puderam colocar as questões ou dúvidas que queriam ver esclarecidas, relacionadas com as temáticas eleitas pela escola: toxicodependência e sexualidade.

Assim, num primeiro momento, serão abordadas questões em torno das drogas, reflectindo-se sobre alguns mitos e crenças relativamente às mesmas, os motivos que levam ao seu consumo, bem como acerca dos efeitos e dos riscos inerentes ao uso de drogas.

No próximo mês de Fevereiro serão tratadas as questões em torno da sexualidade.