GAAPP impulsiona “Desafios” e “Desafios… para os pais” na EB 2/3 da Maia

22 Abril 2008
Encontram-se a decorrer, desde Janeiro de 2008, sessões semanais dirigidas a um grupo de jovens alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da Escola EB 2/3 da Maia, dinamizada por psicólogas do GAAPP, do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

Considerando que educar estes jovens é um desafio para todos os intervenientes, as psicólogas, em colaboração com as professoras, convidaram também os pais a participar nesta iniciativa. Assim, já se efectuou uma primeira reunião com os pais destes jovens em Janeiro e, no passado dia 21 de Abril, realizou-se uma acção – “Desafios… para os pais” – com o intuito de os envolver no trabalho realizado e ajudá-los a adoptar competências e estratégias adequadas para lidar com os jovens, preparando-os para um futuro adaptado.

Visando dois objectivos essenciais - promoção do desenvolvimento saudável na dimensão afectiva e sexual e preparação para a vida activa – foram abordados com os jovens temas como puberdade e mudanças corporais (nomeadamente no sistema sexual reprodutivo), relacionamentos interpessoais e amorosos (incluindo a dimensão sexual), métodos contraceptivos e infecções/doenças sexualmente transmissíveis.
A partir de agora e até ao final de Maio pretende-se estimular estes jovens para o investimento e exploração na área laboral, preparando, assim, o seu futuro escolar e profissional.