FDTI promove 'Navega em Segurança na Internet' gratuitamente nas Lojas da Juventude em Setembro

FDTI promove "Navega em Segurança na Internet" gratuitamente nas Lojas da Juventude em Setembro
08 Setembro 2010
A FDTI - Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação em parceria com o Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia vai levar a efeito todas as 5as feiras do mês de Setembro acções de formação gratuitas destinadas aos jovens com idades superiores a 6 anos sobre a "navegação em segurança na internet" que decorrerão nas Lojas da Juventude do Concelho .

Nos dias de hoje as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são cada vez mais um tema que por si só justifica determinadas acções que promovam a sua disseminação de forma correcta e orientada para o utilizador regular.

Estas iniciativas têm como principal objectivo proporcionar ao público-alvo um contacto com as TIC, assente em boas práticas, essencialmente através de acções de sensibilização de curta duração ligadas à temática da segurança bem como:

• Alertar, informar e consciencializar os jovens acerca da importância de uma convivência segura com as TIC, assente na utilização da WEB;
• Contribuir para a qualificação  dos jovens, para a sociedade do conhecimento;
• Mobilizar os jovens para uma utilização responsável e segura da Internet.

Para tal serão levadas a efeito nas Lojas da Juventude acções dirigidas a duas faixas etárias:

Dos 6 aos 10 anos - "Magalhães, navega(s) em segurança? Dirigido às crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico do 1º ao 4º ano com o principal objectivo de proporcionar o uso de todas as funcionalidades do computador "Magalhães" com segurança.

Para maiores de 10 anos - Navega(s) em Segurança? Dirigido às crianças e jovens que frequentam o 2º ciclo do ensino básico (5º e 6º anos) ou superior com o principal objectivo de mobilizar os jovens para uma utilização responsável e segura da internet.

Conteúdos programáticos

Magalhães – Navega (s) em Segurança?
A importância dos dados pessoais;
Boas práticas de segurança;
Jogos didácticos.

Workshop Navega (s) em Segurança?
Regras básicas de segurança para utilizadores da Internet
Segurança no computador pessoal;
Navegação inteligente/crítica;
A comunicação online: redes sociais, fóruns, im e e-mail;
Produção e disseminação de conteúdos;
Lazer e outros meios de comunicação.

Para poderes participar gratuitamente nestas iniciativas, Inscreve-te na Tua !

Dia 9 de Setembro terão início as primeiras acções:
15h00 Loja da Juventude de S. Pedro Fins
16h30 Loja da Juventude de Vermoim

Além das formações serão realizados ainda 2 passatempos para cada acção:

Passatempo 1: “Magalhães”

No início da iniciativa será atribuído um cartão ao formando, para preencher com os seus dados pessoais e idealizar uma frase criativa e alusiva às seguintes temáticas: “Magalhães, segurança e Internet”;
Posteriormente e em data a definir, os vencedores serão contactados pela FDTI para entrega dos prémios.

Passatempo 2: “Tás em segurança na NET?”

No início da formação será atribuído um cartão ao formando, para preencher com os seus dados pessoais e idealizar uma frase criativa e alusiva às seguintes temáticas: “Segurança e Internet”;

Participa!

Não percas esta oportunidade!