Exposição itinerante UNESCO 'Ano Internacional do Planeta Terra' - Quinta da Gruta de 3 a 17 Maio

Exposição itinerante UNESCO "Ano Internacional do Planeta Terra" - Quinta da Gruta de 3 a 17 Maio
20 Abril 2010
A Câmara Municipal da Maia vai acolher a Exposição itinerante da UNESCO sobre o Ano Internacional do Planeta Terra, no Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, no Castêlo da Maia, de 03 a 17 de Maio de 2010.

A Exposição, que estará patente no foyer da Escola de Educação Ambiental, aborda diversas temáticas actuais, nomeadamente “alterações climáticas”, “recursos naturais”, “terra e vida”, “megacidades”, “o interior da terra”, “oceanos”, “desastres naturais”, “os solos”, entre outros.
A abertura da Exposição ao público será formalizada com uma sessão inaugural onde será abordada uma das temáticas demonstradas na Exposição, através de uma conferência que versará o tema das Mudanças Globais e Alterações Climáticas, seguida de uma visita monitorizada à Exposição, dirigida pelo corpo técnico do Complexo de Educação Ambiental e por elementos da Quercus - Núcleo Regional do Porto, cuja sede é neste Equipamento Municipal.

A Conferência sobre Mudanças Globais e Alterações Climáticas contará com a presença, na qualidade de orador, do Professor Filipe Duarte Santos, professor catedrático de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e que desde a década de 1980 se dedica à investigação nas Ciências do Ambiente, em especial às Mudanças Globais e Alterações Climáticas e desde então tem desenvolvido um trabalho extenso e amplamente reconhecido nesta área. É professor convidado de várias universidades prestigiadas dos Estados Unidos da América e da Europa. Com cerca de 120 artigos científicos publicados, coordenou a redacção do primeiro e único Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, publicado em 1991. Integra desde 1998 o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e é membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa. É gestor da área de Desenvolvimento Sustentável do Programa Ibero-Americano CYTED – Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento.

Neste sentido, convidamos toda a comunidade a participar na inauguração da Exposição da UNESCO sobre o Ano Internacional do Planeta Terra e em concreto na Conferência sobre Mudanças Globais e Alterações Climáticas, que se realizará, no próximo dia 03 de Maio, pelas 21.00 horas, no Auditório da Escola Ambiental do Complexo da Quinta da Gruta.

As inscrições serão obrigatórias, ainda que gratuitas e deverão ser enviadas para:

Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta
Rua João Maia, nº 540
4475-643 Avioso Stª Mª

Fax. 22 9867189
Email. susana.pinho@cm-maia.pt

Poderás visualizar o cartaz aqui