DEBATE COM OS CIDADÃOS NO FÓRUM JOVEM DA MAIA

08 Janeiro 2020

O Fórum Jovem da Maia acolhe no próximo dia 10 de janeiro, entre as 10h00 e as 12h00, o evento “Debate com os Cidadãos - O futuro da Europa nas tuas mãos; A tua opinião conta! - Oportunidades de Emprego na Europa | Uma economia ao serviço das Pessoas", uma iniciativa do Europe Direct Porto em parceria com a Câmara Municipal da Maia, destinada particularmente aos jovens com idades entre os 18 e os 30 anos, com o objetivo de promover o debate local e regional sobre o Futuro da Europa.

Nesta ação serão abordadas as temáticas “Uma Economia ao serviço das Pessoas” e "Um novo impulso para a Democracia Europeia”, contribuindo os debates para a emergência de uma esfera pública europeia na região, sob o lema “O futuro da Europa nas tuas mãos; A tua opinião conta!”, contribuindo também para o aumento do conhecimento sobre a União Europeia e sobre o Europe Direct Porto.

A sessão de abertura conta com a presença de Marta Peneda, Vereadora dos Pelouros da Juventude e da Cidadania da Câmara Municipal da Maia, e de Adelaide Teixeira, Diretora da Escola Profissional Inforpreparação, que abordará a importância da UE para a formação dos jovens.

Seguir-se-á um período informativo sobre as oportunidades de Emprego na Europa, com Ana Luísa Pimentel, Conselheira EURES, bem como a importância da Cidadania, por Juan Couto, Chefe de Divisão do Fomento Desportivo e Juventude da Câmara Municipal da Maia.

O evento termina com um período de reflexão e debate em que os participantes terão a oportunidade de se expressarem sobre o "Futuro da Europa" fortalecendo a mensagem da necessidade da participação cívica nos processos de decisão.