CONCURSO LITERÁRIO MAIA 2009 - Cerimónia de Entrega dos Prémios

14 Abril 2010
Realizou-se no passado sábado, dia 10 de Abril, no Fórum Jovem da Maia, a Cerimónia de Divulgação dos Resultados e Entrega dos Prémios do Concurso Literário Maia 2009, uma iniciativa do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

Com lotação esgotada, o Auditório foi palco da actuação do Ensemble Vocal e Quarteto de Cordas “Notas Soltas”, do Conservatório de Música da Maia, dirigido pelo Professor Pedro Sousa. Com um reportório diversificado e uma interpretação excelente, este grupo de jovens músicos são mais um exemplo da qualidade artística que se produz no nosso Concelho.

Seguiu-se a divulgação dos resultados do Concurso e a entrega dos prémios aos vencedores presentes.

Hernâni Ribeiro, Vereador da Juventude, sublinhou a diversidade de regiões do país e do estrangeiro, bem como a qualidade das obras e o crescente número de participantes que enviam os seus trabalhos para o Concurso, referindo a participação de jovens escritores de todo o Portugal Continental e Madeira e a forte representação do Brasil no grupo dos 116 autores e nas 219 obras submetidas a Concurso. Na mesma altura o Vereador procedeu ao lançamento do Concurso Literário Maia 2010, que seguirá a mesma linha da edição que agora se conclui.

O serão terminou com um Porto d’Honra servido na Sala de Exposições.

Resultados do Concurso Literário Maia 2009:

PRÉMIO POESIA – ESCALÃO A
atribuído à obra intitulada “O INVERNO DE TODOS OS DIAS”, assinada com o pseudónimo “NEIDI”. Autor: Inês Pinto Seixas, 17 anos, natural e residente em Braga.

PRÉMIO CONTO – ESCALÃO A atribuído à obra intitulada “O FUNERAL”, assinada com o pseudónimo “LINDA DINIS”. Autor: Marta Catarina Oliveira Carvalho, 18 anos, natural e residente em Vila Nova de Famalicão.

PRÉMIO POESIA – ESCALÃO B atribuído à obra intitulada “SONETO DE PRIMAVERA”, assinada com o pseudónimo “HORÁCIO SERÔDIO”. Autor: José Pedro Alves Moreira, 27 anos, natural e residente em Gondomar.

PRÉMIO CONTO – ESCALÃO B não foi atribuído.

MENÇÃO HONROSA – Poesia Escalão A atribuída à obra intitulada “INFÂNCIA”, assinada com o pseudónimo “MIRABOLANTE”. Autor: Ana Rita Antunes de Castro, 16 anos, natural de Amadora e residente em Odivelas.

MENÇÃO HONROSA – Conto Escalão A atribuída à obra intitulada “PERDIDOS E ACHADOS”, assinada com o pseudónimo “LÍDIA REIS”. Autor: Mariana Vilar Gonçalves Oliveira, 17 anos, natural do Porto e residente na Maia.

MENÇÃO HONROSA – Conto Escalão A atribuída à obra intitulada “O POETA QUE COMPRAVA PALAVRAS”, assinada com o pseudónimo “EMÍLIA ALEIXO”. Autor: Ana Luísa Marques Dantas Aveiro, 17 anos, natural de Lisboa e residente na Maia.

MENÇÃO HONROSA – Poesia Escalão B atribuída à obra intitulada “DÉCIMAS 1”, assinada com o pseudónimo “ANTÓNIO DIAS FINAL”. Autor: Virgínia Marília Candeias Santos Mareco, 27 anos, natural de Évora e residente em Viana do Alentejo.

MENÇÃO HONROSA – Conto Escalão B atribuída à obra intitulada “EXISTE UM DAGUERRIÓTIPO PENDURADO NUMA DAS PAREDES DA CASA VELHA”, assinada com o pseudónimo “ANDREU DE VALLVIDRERA”. Autor: José Júlio Oliveira Limpo Trigueiros, 25 anos, natural de Barcelos e residente em Coimbra.