Concerto de Violino por Afonso Fesch no Fórum Jovem a 8 de Maio

05 Maio 2009
O Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia promove na próxima sexta-feira, dia 8 de Maio, às 21h30, no Auditório do Fórum Jovem da Maia, um Concerto de Violino por Afonso Fesch.

Nascido no Porto e residente na Maia, este jovem músico de 21 anos é um dos mais promissores violinistas portugueses, titular de inúmeros prémios e distinções em concursos nacionais e internacionais.

Neste Concerto, com entrada livre, Afonso Fesch será acompanhado pela pianista Olga Vasilyeva e interpretará a obra “Poème”, de Ernest Chausson e o Concerto para Violino em Ré menor de Jean Sibelius

A não perder!

AFONSO FESCH

Nascido no Porto em 1988, inicia aos 7 anos o estudo na classe de violino da Escola de Música Pedro Fesch,  sob a orientação do Prof. João Paz.

Em 2000, começa a estudar com o Professor Yossif Grinman, com quem ainda mantém relação pedagógica. Sob a sua orientação conclui, com 15 anos, o exame de 8º grau de violino no Conservatório de Música do Porto em 2004. Ainda nesse ano, concorre ao Prémio Jovens Músicos (nível médio) e obtém o 3º prémio. Foi, desde então, bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

No ano seguinte participa no 5º Concurso Internacional para Instrumentos d’Arco “Júlio Cardona” (classe B), onde ganha o 1º prémio ex-aequo e o prémio para melhor interpretação da peça obrigatória.

Em 2006 conclui o 8º grau no Conservatório Música do Porto nas restantes disciplinas. Nesse mesmo ano concorre ao 2º Concurso Internacional de Violino em Lisboa e recebe o prémio “Promessa de Portugal”. O presidente do júri, Prof. Zakhar Bron, demonstra interesse em que fizesse parte da sua classe em Madrid, na Escuela Superior de Musica Reina Sofia, onde presta provas, tendo sido aprovado na prova de admissão.

No ano lectivo 2007-2008 entra para a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo no Porto (ESMAE), onde termina o 1º ano, na classe da Prof. Zofia Wóycicka, com nota máxima de 20 valores. Obtém o 1º prémio na 2ª edição do “Concurso de Instrumentos de Arco do Alto Minho” (classe E) e vence o Concurso Helena Sá e Costa. É convidado para integrar a classe do Prof. Pavel Vernikov (ex-aluno de David Oistrakh) na Scuola di Musica di Fiesole, Itália.

Ainda no mesmo ano participa, a convite do Maestro Yoel Gamzou, na “International Mahler Orchestra”, sediada na Philharmonie em Berlim. No final do referido projecto que culminou com um concerto com o violinista Guy Braunstein, é convidado para integrar a “International Mahler Orchestra” como membro efectivo. É, também, convidado pelo conhecido violoncelista Alexander Baillie para tocar na “Hochschule für Künste” em Bremen.

Teve aulas particulares com professores como Zakhar Bron, Vladimir Grinman e Pavel Vernikov e participou em cursos de aperfeiçoamento com professores como Sergey Kravchenko, Alexei Mijlin, Pavel Vernikov, Donna Lee Croft, Gerardo Ribeiro, Daniel Rowland, David Früwirth e Ivry Gitlis.

Recentemente, é-lhe atribuída uma bolsa de mérito pela “Meadowmount School of Music”, em Nova Iorque.
Desde o masterclass com Ivry Gitlis na 4ª edição do “Stift Festival” (Holanda), passou a estudar com o lendário violinista em Paris, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.