Comissão Europeia lança iniciativa Juventude em Movimento

12 Outubro 2010
A Comissão Europeia lançou a 15 de Setembro o programa Juventude em Movimento, uma nova iniciativa emblemática com vista a ajudar os jovens a adquirir os conhecimentos, as competências e a experiência necessários para conseguir o seu primeiro emprego.

Cinco milhões de jovens europeus estão à procura de emprego.

Muitos deles perderão oportunidades por falta de qualificações adequadas e de experiência.

A iniciativa Juventude em Movimento faz parte da nova estratégia «Europa 2020» e propõe 28 medidas essenciais com vista a adequar melhor os sistemas de ensino e de formação às necessidades dos jovens e a incentivar um maior número desses jovens a tirar partido das subvenções da UE para estudar ou frequentar um curso de formação noutro país.

Tal permitirá aumentar a sua empregabilidade e o seu acesso ao mercado de trabalho.

Para acederes a mais informação clica aqui

A estratégia «Juventude em Movimento» inclui as seguintes acções específicas:

• Lançamento de um sítio Web dedicado à iniciativa «Juventude em Movimento», que constituirá um ponto de acesso único à informação sobre as oportunidades de estudo ou trabalho no estrangeiro, incluindo informações sobre as bolsas da UE e os direitos individuais. Este sítio basear‑se‑á em iniciativas já existentes, como o portal sobre oportunidades de aprendizagem no espaço europeu (PLOTEUS).
  • Um projecto‑piloto «O teu primeiro emprego EURES» dará conselhos, apoio na procura de emprego e apoio financeiro aos jovens candidatos a emprego interessados em trabalhar no estrangeiro e às empresas, em especial às pequenas e médias empresas. O projecto será gerido no âmbito da EURES, rede europeia de serviços públicos de emprego, e estará operacional em 2011.
  • Um painel de avaliação da mobilidade avaliará os resultados e medirá os progressos no sentido de eliminar os obstáculos jurídicos e técnicos à mobilidade para fins de aprendizagem.
  • A Comissão estuda actualmente, em cooperação com o Banco Europeu de Investimento, a possibilidade de criar um mecanismo europeu de empréstimos destinado aos estudantes para apoiar os estudantes que pretendam frequentar um programa de estudos ou de formação no estrangeiro.
  • A Comissão publicará o resultado de um estudo para verificar a viabilidade de um sistema multidimensional de classificação internacional das universidades a fim de dar uma imagem mais completa e realista do desempenho do ensino superior do que aquela que é dada pelos sistemas de classificação existentes.
  • A Comissão tenciona igualmente criar um cartão «Juventude em Movimento», que dará vantagens e descontos aos jovens.
  • Um novo observatório europeu das ofertas de emprego proporcionará aos candidatos a emprego e aos conselheiros de emprego um sistema de informações sobre a procura no mercado de trabalho na Europa. O seu lançamento está previsto para o final deste ano.
  • O novo instrumento da Comissão designado Instrumento de Microfinanciamento Europeu «Progress» vai prestar apoio financeiro para ajudar os jovens empresários a criarem ou a desenvolverem as suas actividades.
  • Incentivará os Estados‑Membros a criar uma garantia para a juventude, a fim de assegurar que todos os jovens têm um emprego, seguem uma formação ou um estágio, no prazo de quatro meses após a conclusão dos estudos.
  • A Comissão proporá a criação de um passaporte europeu de competências, com base no Europass (CV em linha europeu), para que as qualificações fiquem registadas de forma transparente e comparável. Lançamento: Outono de 2011.

A iniciativa «Juventude em Movimento» será promovida através de uma campanha de informação a nível europeu. Serão realizados eventos especiais de apresentação em:

*  Budapeste, Hungria, em 8 e 9 de Outubro e
    * em Bordéus, França, em 14 e 16 de Outubro.

Sítio «Juventude em Movimento»: http://europa.eu/youthonthemove