Associação dos Escoteiros de Portugal - Grupo 140 Maia - participa no Expresso das Nações

10 Julho 2008
O Expresso das Nações foi uma viagem inédita, que durante seis dias levou 120 jovens, entre os 14 e os 17anos de idade e 30 monitores, a conhecer diferentes regiões de Portugal e a conviver num intenso intercâmbio cultural. Esta iniciativa, organizada em parceria pela Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), a Intercultura-AFS Portugal e Associação Juvemedia, com o apoio do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI),  decorreu a nível nacional, no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural.

Entre jovens e monitores, estiveram representadas 17 nacionalidades, desde Cabo Verde à Ucrânia, passando por países como a Moldávia, Rússia ou Senegal, entre outras nações.

expresso das nacoes 2À sua passagem por Matosinhos, no dia 27 de Junho, os Grupos da Região Porto uniram-se para proporcionar um jantar diferente a todos os participantes desta aventura. A noite foi longa e animada... O "menu" contou com sardinha assada, broa, vários jogos tradicionais e lançamento de balões.
Na dinamização do “Arraial” que teve lugar na Casa da Juventude de Matosinhos, estiveram os Grupos 17 (Porto – Miragaia), 33 (Porto – Cristo-Rei), 43 (Leça da Palmeira), 140 (Maia - Folgosa) e 203 (Paço de Sousa).

Talvez numa próxima viagem a Maia poderá ser uma paragem do expresso!
Para mais informações sobre este projecto consulte: www.expressodasnacoes.com ou o site oficial da AEP www.aep.pt
OS ESCOTEIROS DA AEP PARTICIPAM EM PROCISSÕES?
escoteiros Os Escoteiros de Portugal são os únicos representantes no nosso país, do escotismo interconfessional e plural, tal como foi concebido pelo fundador do Movimento, Robert Baden-Powell. Na Associação dos Escoteiros de Portugal coexistem muitas orientações religiosas, muito embora a maioria dos seus membros professe a religião Católica.

Desde a fundação que o princípio da liberdade religiosa tem sido respeitado e assegurado, assumindo-nos claramente como uma Associação interconfessional, através da consagração dessa característica nos estatutos e pela total independência relativamente a estruturas religiosas. Defendemos a pluralidade e promovemos a cooperação e o respeito inter-religioso, bem como a adesão voluntária a princípios espirituais.

Embora o Grupo 140 não esteja dependente de nenhuma estrutura religiosa, pode participar em actividades religiosas no âmbito da intervenção social na comunidade onde se insere. Tendo em conta que a totalidade dos seus elementos professam a religião católica e sendo solicitados pelas estruturas religiosas (católicas) locais, o Grupo participou este ano na organização da procissão de Vilar de Luz em Folgosa e no passado dia 29 de Junho na procissão em honra ao S. Pedro de Miragaia, juntamente com o Grupo 53 (Real – Braga), a pedido do Grupo 17 (Porto – Miragaia).
ASSOCIAÇÃO DOS ESCOTEIROS DE PORTUGAL – CAPA DA REVISTA VISÃO JÚNIOR

visao junior

Na última edição da revista Visão Júnior podemos ler uma reportagem da jornalista Joana Filol que explica aos mais novos o que se pode fazer num Grupo de Escoteiros. Os mais crescidos também podem dar uma vista de olhos pelo artigo e esclarecer algumas dúvidas sobre a grafia do termo EscOteiros e  EscUteiros.

Desde já apelo à compra da revista que contém outros artigos interessantes. para veres o artigo clica aqui

Por: Ina Marques
Escoteira Chefe de Grupo