A Festa do Teatro no Fórum Jovem da Maia

31 Março 2009
Sexta-feira, dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, último dia de aulas do segundo período, cerca de 300 espectadores alunos do 6º ano, um Auditório e uma companhia de teatro juvenil, foi tudo o que é necessário para se fazer uma grande Festa do Teatro. Vê algumas Fotos aqui

Por iniciativa da Escola EB 2/3 Gonçalo Mendes da Maia, com a participação do Grupo de Teatro da Maianima e o apoio do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia, cerca de 300 alunos do 6º ano estiveram envolvidos numa acção que assinalou o Dia Mundial do Teatro, que evocou a obra “A Floresta”, de Sofia de Melo Breyner Andresen, e que dia  mundial do teatro2proporcionou aos jovens a experiência pedagógica de uma ida ao teatro.

A Companhia “Maianimação” – Grupo de Teatro da Maianima, levou a cena uma dramatização do clássico da escritora portuguesa, projecto estreado no Festival de Teatro Escolar de 2008, e que integra os conteúdos curriculares do 6º ano de escolaridade.

Foram realizadas quatro representações, uma vez que a lotação do Auditório do Fórum Jovem da Maia é de 100 espectadores, permitindo-se, dessa forma, que todos tivessem a oportunidade de assistirem a uma peça de teatro e de conhecerem uma abordagem diferente de uma obra literária que estão a estudar. Esta obra evoca importantes valores morais, como a solidariedade e a amizade, e resume-se numa mensagem breve mas significativa: os tesouros só têm valor se forem partilhados.

A prestação do grupo de teatro foi altamente profissional, tanto em termos de qualidade técnica e artística, como em termos do esforço que foi realizar quatro representações no mesmo dia. Exemplar foi, também, a postura cívica de todos os alunos, o respeito e a admiração que demonstraram pelo trabalho dos seus colegas actores (todos alunos da EB 2/3 Gonçalo Mendes da Maia).

No dia seguinte, sábado, dia 28 de Março, a Maianimação esteve na cidade de Chaves, a convite da Câmara Municipal, onde levou a cena o mesmo espectáculo, destinado igualmente aos alunos das escolas EB 2/3.