14 Out a 19 Nov
Adicionar a calendário 2023-10-14 00:00:00 2023-11-19 00:00:00 Europe/Lisbon “Jardim Mental: A Busca do Equilíbrio…” Exposição de Artes Plásticas de Ana Maria Costa na Casa do Alto Inaugura no próximo dia 14 de outubro, pelas 15h30, na Casa do Alto, a exposição de Desenho, Pintura e Instalação de Ana Maria Costa “Jardim Mental: a Busca do Equilíbrio…” Sala de Exposições da Casa do Alto Pelouro da Juventude da C. M. Maia
Juventude

Assim como um jardineiro cuida do seu jardim, precisamos cuidar da nossa saúde mental. Isso significa estar atento às nossas emoções, sentimentos e pensamentos, trabalhar para resolver problemas e praticar hábitos positivos para fortalecer a nossa saúde mental. Ao fazermos isso, podemos criar um "jardim interior" que floresce com tranquilidade, satisfação e felicidade.

Se deixarmos as nossas emoções e pensamentos em estado selvagem, assim como um jardim abandonado, eles podem ficar danificados e consumidos por negatividade. Mas, se dedicarmos tempo e esforço para cultivá-los, eles podem prosperar e florescer.

Cuidar da mente envolve cultivar a curiosidade (as sementes), aumentar o conhecimento (as árvores) e produzir novos pensamentos (os frutos). Superficialmente, é um processo repetitivo. Precisamos de consistência e paciência.

“Jardim Mental: a busca do equilíbrio” retrata esta metáfora através das artes plásticas, no mês em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental.

Ana Maria Costa nasceu a 19 de outubro de 1982 no Porto.

Em 2002 ingressou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto tendo concluído, em 2007, a licenciatura em artes plásticas-pintura.

Desde 2004 que trabalha na área da criação e educação artística, como monitora de artes, formadora de desenho, pintura e artes decorativas em cursos e workshops em espaços de formação. Participou em várias exposições de pintura, e fotografia.

Em 2018 conclui o mestrado em temas de psicologia, sobre neurocognição e linguagem, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Como projeto de investigação, explorou a eficácia de um programa de intervenção pela arte na melhoria de funções executivas, bem-estar e qualidade de vida em geral em pacientes com esquizofrenia.

Horário:

Segunda a sábado | 09H ~ 12H30 | 14H ~ 22H30