Yarik, o menino ucraniano

whatsapp_image_2022_04_01_at_09_34_33
whatsapp_image_2022_04_01_at_09_34_32
07 Abril 2022

Yarik é o mais recente aluno da Escola Básica D. Manuel II, é um menino Ucraniano que integra agora uma das nossas escolas básicas (a exemplo do que tem vindo a acontecer no nosso território e em muitos outros lugares do mundo).

A equipa AEC, CAF e de Animadoras juntaram-se a toda a comunidade docente e não docente para o acolher de uma forma digna, bonita e alegre.

O professor João Mouta, da atividade de enriquecimento curricular de CRIA +, prontificou-se para a ajuda na tradução (português-ingês) e criou um documento para colocar na sala de aula para melhorar a comunicação com o Yarik.

As emoções estiverem presentes em todas pessoas da Escola, e alguns desses sentimentos foram expressos pelo professor António Ferreira: “Sinceramente, não sei como descrever por palavras o que hoje se passou na Escola Básica D. Manuel II. Toda a escola a fez um cordão humano até à sala do Yarik. Tínhamos as bandeiras de Portugal e da Ucrânia, e um cartaz, com as “boas vindas” em ucraniano preenchido com as mãos com tinta de muitos meninos da Escola. Um momento que ficará na nossa memória para sempre, foi o do hino da Ucrânia! O menino cantou o hino da Ucrânia do início ao fim!”

Várias têm sido as receções calorosas a estas crianças que agora fazem parte da nossa comunidade.

Maia – Juntos pela Educação.