Viajar em Ferreiró com Margarida Botelho

07 Abril 2022

No serviço CAF (componente de apoio à família), o tema das “Viagens” este presente ao longo de todo o mês de março e numa das várias atividades destaca-se a história: “Eva” da escritora Margarida Botelho.

A convite da professora Sofia Vieira, as crianças inscritas neste serviço tiveram a oportunidade de conhecer a escritora (através de vídeo enviado) e trabalhar todos os conteúdos associados à história e às viagens.

Esta obra é o resultado do trabalho de pesquisa em Moçambique, onde a Margarida Botelho morou durante 1 ano num campo de refugiados. Ela apresenta um projeto gráfico diferente (nas páginas quádruplas centrais, há um jogo), em que se promove um encontro das nações representadas pelas suas crianças, que ao confrontar realidades socialmente diferentes, abstém-se de qualquer julgamento.

Eva é um livro que celebra as diferenças, confirmando que a vida é mesmo "a arte dos encontros, mesmo que haja tantos desencontros".

A professora Sofia Vieira, explica: “trata-se de um livro-jogo que conta a história de duas meninas com o mesmo nome, Eva, uma em Moçambique e outra em Portugal, vindas de lados diferentes do livro, contam o seu quotidiano: brincadeiras, amigos, alimentação, escola, costumes, etc. Foi assim que este livro se enquadrou na temática das viagens.”

Mais informações no site da autora: www.margaridabotelho.com

Maia – Juntos pela Educação.