Uma ideia fora da Caixa dentro da Caixa – Câmara Escura

eb_gandra_2
eb_gandra_3
03 Janeiro 2024

Na Escola Básica da Gandra, no âmbito do programa LUDI+, foi realizada uma atividade “fora da caixa”. Esta atividade, inserida no módulo Cria & Explora, consiste na criação de uma Câmara Escura que permite às crianças experimentar o olhar através das primeiras máquinas fotográficas e ver de pernas para o ar.

Iniciou-se o projeto com a pintura da caixa apenas de preto, o que suscitou muita curiosidade por parte dos alunos que suspeitavam: "É para uma atividade… De certeza!".

Na Semana da Luz, com o projeto terminado, a caixa foi explorada. Colaram uma folha A3 dentro da caixa na direção do fio de luz e… MAGIA, aquele fio de luz permitiu ver o parque ao contrário.

Esta caixa pode ser explorada para diversas atividades, porém, de acordo com as professoras Carla Barros e Cristiana Santos, desta vez "A nossa caixa funcionou apenas para explorar a luz pois com tantas crianças curiosas não resistiu por muito tempo!".

Maia – Gerações com Futuro