Torneio AEC “Giesta Ultra Liga”

22 Dezembro 2023

A equipa das Atividades de Enriquecimento Curricular da Escola Básica da Giesta criou este período o torneio "Giesta Ultra Liga". O mesmo insere-se no Método de Educação Desportiva aplicado pelos professores da AEC de Atividade Física e Desportiva. O Método de ensino em questão trata um ano letivo como se de uma época desportiva se tratasse, isto é, todas as ações nas aulas resultam em ganho de pontos, ou então, em perda dos mesmos. Resultados dos jogos, comportamentos, reações face a vitórias, derrotas e adversidade, capacidade de cooperação, FairPlay, entre outros, são aspetos visados nas pontuações e na atribuição ou na retirada de pontos.

Tal como uma época desportiva, é necessário criar-se um momento de competição, daí ter surgido o torneio, as equipas e os símbolos, que foram feitos pela equipa AEC e as suas turmas.

Os desportos abordados no presente período foram o Hóquei, fazendo o paralelo com a vinda dos atletas do FC Porto à Escola Básica da Giesta, que potenciou o interesse na modalidade, Basquetebol e Jogos Pré Desportivos, que foram o Recicla, Estica e Estafetas de Cones, que mistura alguns conhecimentos de Atletismo e algum manuseamento de material de aula (cones).

Os professores, entusiasmados, descrevem: “o torneio decorreu durante toda a semana, tendo contado com a participação de cerca de 100 alunos, o que obrigou a uma organização pormenorizada e ausente de falhas. O papel que cada um de nós desempenhou foi fundamental para que as atividades pudessem ser realizadas com a maior organização possível. Os alunos foram desempenhando papeis diversos, desde praticantes, apoiantes, capitães, líderes, organizadores de material até promotores de boas atitudes. Com este momento sentimos que o desenvolvimento dos alunos foi bastante global pois as áreas da capacidade motora, social e comportamental foram visadas, bem como vários conhecimentos abordados em Cidadania Desportiva, tal como o FairPlay, por exemplo. O torneio serviu, também, para promover a literacia desportiva. Resta referir que este é um projeto que durará o ano todo, pelo que no final do 2⁰ período há mais!”.

Maia – Gerações com Futuro