Sorrisos de Esperança | SOS Ucrânia

10 Março 2022

Sorrisos de Esperança | SOS Ucrânia” é uma iniciativa de solidariedade dirigida ao povo ucraniano que está a ser liderada pela Câmara Municipal da Maia, em estreita parceria com o Consulado Geral da Ucrânia, com o Alto Comissariado para as Migrações e com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Esta missão apresenta dois eixos fundamentais: recolha de bens e reunificação familiar.

A recolha de bens decorreu até dia 10 de março, em colaboração com inúmeras instituições do município, nas quais se incluem os Agrupamentos de Escolas, parceiros que se dedicaram afincadamente a esta causa.

O transporte destes bens será assegurado por camião TIR, gentilmente cedido pela empresa Garland, que partirá dia 11 de março, ao final da tarde. A acompanhar o camião TIR irá um autocarro de passageiros com o objetivo de trazer familiares de ucranianos, residentes no município da Maia, promovendo, dessa forma, o segundo eixo desta missão: a reunificação familiar.

Neste quadro, a Câmara Municipal da Maia criou o Gabinete de Acolhimento de Emergência da Maia (GAE – Maia) para regularizar, em articulação com instituições solidárias, a permanência temporária dos refugiados ao nível da saúde, educação, proteção social e fiscal. Ao mesmo tempo, o GAE – Maia está a trabalhar com diferentes parceiros para a criação de uma bolsa de alojamento (incluindo equipamentos sociais, famílias de acolhimento, entre outros) e proporcionar apoio à inserção profissional.

Para obtenção de informações e disponibilização de apoios contacte-nos através da Linha Verde, criada exclusivamente para este efeito: sosucrania@cm-maia.pt | +351 935 010 304 | +351 935 010 414.

Maia – Juntos pela Educação.