Ricardo Queirós aprendeu a driblar a vida

0e3054d2_6fd9_4a4d_917e_e43368dfd189
dfd2b394_5fd9_4200_9631_f4c759825cd9
13 Maio 2022

Ricardo Queirós tem 30 anos e é jogador de andebol em cadeira de rodas, condição física que resulta de um atropelamento com 4 anos de idade. Após esse dia, conseguiu sobreviver e atualmente é considerado deficiente motor (conseguiu recuperar a marcha com algumas limitações).

Já praticou vários desportos nomeadamente a natação em competição no Futebol Clube do Porto, mais tarde iniciou os treinos de basquetebol em cadeira de rodas, no entanto, a modalidade no seu clube terminou e passou para o andebol. Está no Andebol em cadeira de rodas há 10 anos.

Foi convocado a jogar pela seleção Portuguesa e considerado o melhor jogador de andebol de Cadeira de Rodas da Europa em 2018, e fez parte da equipa ideal no Europeu de 2019. Neste Europeu, Portugal conquistou a medalha de Prata e o Ricardo foi o melhor marcador da final. Este ano foi campeão, pela sua equipa.

Ricardo, foi o convidado pela professora Helena Isabel da atividade de enriquecimento curricular de CRIA + para falar sobre a importância da Cidadania Desportiva, na Escola Básica nº1 de Gueifães.

Esta atividade para além de colocar os alunos a lidar com a diferença, despertou-os para novas realidades, e para a importância de um desporto para todos.

Ricardo Queirós confessou que se sente muito feliz a jogar o andebol e que gostava que a modalidade tivesse mais visibilidade: "Queria que se investisse mais em nós e nesta modalidade. Queria ver os pavilhões cheios". Explicou também como foi a sua adaptação ao andebol em cadeira de rodas, dizendo que foi como se estivéssemos a aprender a andar, pois tinha de fazer várias coisas ao mesmo tempo, como conduzir a cadeira, driblar e lançar/rematar a bola.

Maia - Juntos pela Educação.