Rádio Miúdos

1649197997290
1649197997050
07 Abril 2022

Nesta segunda e terça-feira, as turmas do 2º 16, da professora Elisabete Pereira, e do 2º 15 da professora Mariana Mendes, fizeram uma visita virtual à Rádio Miúdos. Uma iniciativa inserida na atividade de enriquecimento curricular de Cria +, na Escola Básica nº 2 de Gueifães. Durante esta visita, as crianças puderam conhecer os espaços da rádio, os diferentes materiais e como é que ela funciona. Nem queriam acreditar que eram mesmo crianças que faziam as emissões de rádio e que trabalhavam "sozinhas". No final da visita, participaram na gravação de uma emissão de rádio, onde puderam falar de si próprias, dos seus gostos e de algumas curiosidades sobre a Maia.

No final, foi lançado um desafio a cada turma: fazer uma entrevista a um objeto (turma do 2º 15): as crianças terão de pensar em perguntas e possíveis respostas que esse objeto daria. O outro desafio foi a criação de uma história à escolha da turma (2º 16). A gravação destes desafios será publicada em podcast no site da rádio Miúdos: https://www.radiomiudos.pt/

A professora Elisabete Pereira considera: “esta experiência foi muito emotiva para eles, por terem sido entrevistados por um locutor e saberem que estas entrevistas iriam para o ar, para todos os ouvintes, ouvirem.”

A professora Mariana Mendes reforça: “foi uma experiência muito enriquecedora para as crianças e uma excelente forma de terminar o tema Os Media. De facto, estes contactos diretos com a comunidade permitem que as suas aprendizagens sejam mais significativas. Por muito interessantes que as atividades propostas em sala de aula sejam, nada marca mais as crianças do que vivenciarem as coisas na primeira pessoa, poderem explorar, colocar questões e terem experiências únicas, que de outra não conseguiriam.”

Maia – Juntos pela Educação.