Prozela abraça o Mateus

04 Novembro 2021

A Atividade de Enriquecimento Curricular de Cria + tem como um dos objetivos pedagógicos a sensibilização para o voluntariado junto das crianças e de toda a comunidade educativa. A professora Elisa Torres, em comunhão com as suas turmas, decidiu abraçar uma causa e dar um exemplo de voluntariado.

Ajudar o Mateus Terra (Bebé Sorriso), um menino da cidade de Chaves, com 3 anos de idade, portador de SMARD (atrofia muscular espinhal com insuficiência respiratória), uma doença rara e degenerativa. O Mateus não fala, não respira normalmente e é sujeito a muitas terapias. Mateus e os seus pais são uns lutadores e a Escola da Prozela quis dar um abraço solidário.

O processo é descrito na primeira pessoa: “Comecei por contar aos/às meninos/as a história do menino Mateus, e quando perguntei se gostariam de ajudá-lo, não tive dúvidas que devia fazer esta ação porque a resposta foi imediata e um grandioso sim. Em conjunto com as diferentes turmas, abordamos as diferentes coordenações que aprovaram a iniciativa, de seguido escrevemos uma circular e pedimos a cada professor/a titular que a fizesse chegar a todos os/as encarregados/as de educação. Nos dias seguintes, e durante cerca de duas semanas, foram chegando donativos à escola, pelas mãos dos/as nossos/as meninos/as. Entretanto, mantendo-me sempre em contacto com a mãe do Mateus, conseguimos que a sua fisioterapeuta viesse fazer a recolha dos bens à escola, e os entregasse no destino, de forma gratuita. Terminamos esta ação de coração cheio e com a certeza que a solidariedade se espalhou pela Escola Básica da Prozela e o significado de voluntariado foi transversal a todos os anos!”

Esta ação foi uma forma de ensinar, pela prática, o conceito de voluntariado e o papel dos/as voluntários/as. O e-mail da mãe do Mateus, foi afixado na porta da Escola, em jeito de agradecimento a todos/as os/as que contribuíram.

Caso queira ajudar o Mateus, visite a página de Facebook Mateus, o bebé sorriso.

Maia – Juntos pela Educação.