Projeto “As AEC Cuidam”

Planeta Cuidado 2
Planeta cuidado 4
21 Dezembro 2021

No presente ano letivo, a equipa AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular) da Escola Básica nº1 de Gueifães, no âmbito das temáticas que constam das orientações pedagógicas e com o apoio da Coordenação de Escola e Municipal, teve a iniciativa de implementar um projeto que une Educação Ambiental, Educação para a Saúde e Cidadania, denominando-o de "As AEC Cuidam".

O projeto vai decorrer durante todo o ano letivo, sendo que neste 1.º período destacam-se 3 atividades realizadas:
- Guardiões da Escola (alunos/as responsáveis por manter a escola “amiga do ambiente”),
- Planeta cuidado (plogging – exercício físico com recolha de resíduos, realizado no parque ao lado da Escola)
- Família amiga do ambiente (desafiando as famílias na chegada ou saída da escola a fazer uma parte do percurso a pé e a tirar uma fotografia para uma futura exposição).

Foi apresentado o projeto a toda a comunidade escolar, tendo sido criado um cartaz e crachás alusivos ao tema. Com o apoio do Agrupamento de Escolas da Maia, foi criado um email institucional para facilitar a comunicação com os/as Encarregados/as de Educação, principalmente no que se refere à receção de fotografias.

A equipa AEC responsável pelo projeto refere: “Fazemos um balanço muito positivo do trabalho realizado no 1.º Período, evidenciado principalmente pela alegria e entusiasmo com que os/as nossos/as alunos/as passaram a cuidar da sua Escola, de si e dos outros. Para o 2.º Período, esperam-se novos desafios.

Maia - Juntos pela Educação.