Os Avós regressam à escola

20220406_170337
20220406_171618
07 Abril 2022

As turmas do 1º ano da Escola Básica nº1 de Gueifães têm estado a acolher nas suas salas os avós! Uma atividade enquadrada na temática “União de Gerações”, da atividade de enriquecimento curricular de Cria +.

Os professores João Melo e Isabel Branco lançaram o convite a avós para partilharam em sala momentos da sua vida. Cada turma recebe os avós com canções, danças e também com um lanche especial. Com base nas entrevistas que os/as netos/as já tinham feito previamente, foi mais fácil compreender as músicas, brincadeiras e gostos culinários de ambas as gerações.

A atividade foi rica em partilhas que uniram as duas gerações no que concerne às brincadeiras que afinal descobriram ser comuns como o jogo da macaca, o jogo do lencinho, as escondidinhas e apanhadinhas. Os alunos ficaram surpreendidos pelos avós terem brincadeiras tão diferentes e outras exatamente iguais às suas.
As avós também contaram que muita coisa mudou desde a sua juventude até aos dias de hoje, nomeadamente, o uso de telemóvel, a televisão a cores, internet, os automóveis, brincar na rua e ir para a escola a pé que eram práticas do seu quotidiano e que não existem nos dias de hoje.

A professora Isabel Branco relata um dos momentos: “... uma avó que nos chegou de surpresa com umas bolachinhas e disse-nos durante a entrevista que a música que marcou a sua vida foi o “malhão”. No fim, ficou emocionada quando dançaram o malhão para as avós, também participaram e dançaram juntamente com os meninos."

Maia – Juntos pela Educação.