Maia volta a integrar o programa escolar “No Poupar Está o Ganho”

08 Fevereiro 2022

O programa “No Poupar Está o Ganho” volta a ser implementado na Maia, numa parceria entre a Câmara Municipal e a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. Um investimento em 48 turmas dos 3º e 4º anos do município, de todas as escolas dos 7 Agrupamentos de Escolas, que integram o projeto, que tem como objetivo promover a literacia financeira em temas como a poupança, o consumo responsável, a gestão e importância do dinheiro.

Este projeto, na sua 12ª edição, decorre ao longo de todo o ano letivo, com um vasto conjunto de atividades que pretendem capacitar crianças e jovens para assumirem comportamentos financeiros responsáveis agora e no futuro. Formando consumidores mais informados e conscientes, o programa gera um impacto positivo que irá manifestar-se ao longo da vida dos participantes e multiplicar-se junto das suas famílias.

O “No Poupar Está o Ganho” vai fornecer todos os recursos necessários para ser implementado junto de 48 turmas da Maia. O programa inclui formação acreditada dos docentes, o acesso a uma plataforma educativa com materiais didáticos, planos de aula, vídeos, exercícios, jogos e desafios para os alunos, e ainda uma visita online ao Museu do Papel Moeda, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Uma das avaliações feitas ao projeto indica que mais de 60% dos alunos que participaram melhoraram as suas competências de literacia financeira e mais de 20% melhoraram a nota a matemática, como recorda o estudo recente “O Impacto Social das Fundações Portuguesas”, desenvolvido pela Católica Porto Business School e divulgado pelo Centro Português de Fundações. O programa vai ainda ao encontro dos objetivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira, promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e Ciência.

Maia – Juntos pela Educação.